AUTÁRQUICAS 2025: RESULTADOS GLOBAIS — AÇORES

Apesar de, face aos resultados eleitorais, a presidência da Associação de Municípios dos Açores e da Delegação dos Açores da Associação Nacional de Freguesias dever vir a ser assumida pelo PSD, o Partido Socialista (PS) foi, em termos globais, e considerado individualmente, o mais votado nas eleições autárquicas deste domingo. O PS foi o partido político que obteve mais votos e mais mandatos nas três frentes eleitorais: câmaras municipais, assembleias municipais e assembleias de freguesia.

Nas câmaras municipais, o Partido Socialista (PS) conquistou 51 mandatos, enquanto o PSD, concorrendo isoladamente, assegurou 33. A tendência manteve-se nas assembleias municipais, com o PS a eleger 142 deputados, face aos 94 do PSD em listas próprias. A mesma dinâmica verificou-se nas assembleias de freguesia, onde o PS obteve 527 mandatos, superando os 414 conquistados pelo PSD concorrendo sozinho.

A participação do Chega nas eleições autárquicas açorianas revelou-se residual, tanto em termos de votos como de mandatos obtidos. O partido elegeu apenas um vereador em Ponta Delgada, 16 deputados municipais e conseguiu 13 mandatos para as assembleias de freguesia.

© PE