A Polícia de Segurança Pública (PSP) controlou 218 949 passageiros nos aeroportos e aeródromos da Região Autónoma dos Açores durante o primeiro semestre de 2025, revelou o Comando Regional da PSP dos Açores em comunicado divulgado na sexta-feira, 10 de outubro.
De acordo com a nota à imprensa emitida pelo Núcleo de Imprensa e Relações-Públicas do Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores, o controlo foi realizado pela Divisão de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço, que opera em nove ilhas do arquipélago.
Além do volume total de passageiros controlados, o balanço operacional do primeiro semestre de 2025 evidencia a realização de 67 interceções, 55 medidas cautelares, duas recusas de entrada, uma deteção de fraude documental, um pedido de proteção internacional e cinco detenções. Não foram registadas decisões de interdição de entrada no mesmo período.
A PSP sublinha que o trabalho desenvolvido nos aeroportos açorianos reflete “uma forte aposta na formação específica de segurança da aviação civil”, com destaque para a participação dos agentes “em ações de formação inicial e de recertificação”, reforçando assim “o contributo individual e coletivo das equipas policiais na segurança destas infraestruturas”.
O comunicado salienta ainda que o crescimento e o desenvolvimento tecnológico do setor da aviação civil continuarão a merecer especial atenção por parte da PSP, garantindo um acompanhamento que “contribua decisivamente para a salvaguarda e funcionamento em segurança de todo o setor e das infraestruturas associadas”.
A PSP desempenha funções de segurança aeroportuária e controlo de fronteiras em todas as ilhas açorianas com infraestruturas aéreas, assegurando a vigilância, fiscalização e prevenção de ilícitos no espaço aeroportuário, considerado de importância estratégica para a economia regional e nacional.
© CR-PSP-A | PE
