Faleceu esta quarta-feira, 8 de outubro, Tomás Daniel Bernardo Vultão, presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara, no concelho de Ponta Delgada. A notícia foi confirmada através de várias notas de pesar tornadas públicas pelo Governo Regional dos Açores, pelo Partido Socialista dos Açores e pela Iniciativa Liberal, que destacam a sua dedicação à comunidade e ao serviço público.
Tomás Vultão, presidente da Junta de Freguesia de Santa Bárbara, em Ponta Delgada, faleceu esta quarta-feira, 8 de outubro, segundo confirmam notas de pesar emitidas pelo Governo dos Açores, pelo Partido Socialista dos Açores e pela Iniciativa Liberal. O autarca, que exercia ainda funções e era recandidato às eleições autárquicas de 12 de outubro, é recordado como um homem íntegro, dedicado e próximo da comunidade.
Numa nota assinada pelo presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, é sublinhada a “profunda tristeza” pelo desaparecimento de um “autarca dedicado e exemplar, que sempre pautou a sua vida pelo serviço à comunidade, pela proximidade com as pessoas e pelo compromisso com o desenvolvimento da sua freguesia”. O executivo regional reconhece que a sua ação “deixou uma marca na vida local e no coração daqueles que serviu com humildade e dedicação”, apresentando condolências à família, amigos e à população de Santa Bárbara.
Também o Partido Socialista dos Açores expressou pesar pelo falecimento de Tomás Vultão. Em comunicado, o presidente da estrutura regional, Francisco César, lembrou “um autarca dedicado, um cidadão exemplar e um homem profundamente comprometido com o serviço público”, salientando que “o seu exemplo de dedicação e serviço público permanecerá como uma inspiração para todos os que acreditam na política feita com verdade e compromisso com as pessoas”.
Já a Iniciativa Liberal, pela voz de Alexandra Cunha, candidata à Câmara Municipal de Ponta Delgada, anunciou a suspensão das ações de campanha eleitoral desta quarta-feira em sinal de luto. Numa nota publicada nas redes sociais, a candidatura liberal descreveu Tomás Vultão como “um homem de causas, de diálogo e de entrega à comunidade”, acrescentando que “a sua partida precoce representa uma perda irreparável para a vida autárquica de Santa Bárbara e para todos aqueles que tiveram o privilégio de trabalhar com ele”.
Tomás Daniel Bernardo Vultão dedicou grande parte da sua vida ao serviço público, tendo assumido, como eleito do Partido Socialista, a presidência da Junta de Freguesia de Santa Bárbara, no concelho de Ponta Delgada, função que desempenhava à data da sua morte. Recandidato às eleições autárquicas do próximo domingo, era reconhecido pela população como um autarca de proximidade e de causas locais. Para além da atividade política, destacou-se pela sua forte ligação à comunidade, sendo lembrado como uma figura de diálogo, integridade e dedicação à freguesia.
© GRA/PS/IL | PE
