AUTÁRQUICAS 2025: IL PROPÕE VALORIZAÇÃO DO MAR E EXPANSÃO DO PORTO DAS PIPAS EM ANGRA DO HEROÍSMO

O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Gustavo Couto, defendeu esta quarta-feira a valorização do mar como “eixo estratégico de desenvolvimento económico” para o concelho, sublinhando o potencial da invernagem de embarcações no Porto das Pipas.

Em campanha de rua pela Vila de São Mateus da Calheta, a candidatura da Iniciativa Liberal visitou comerciantes e profissionais ligados à pesca, recolhendo preocupações sobre quotas, valorização do pescado, necessidade de formação no setor e a falta de incentivo às novas gerações para seguirem as atividades do mar.

De acordo com a nota de imprensa enviada esta quarta-feira, 8 de outubro, à redação do Praia Expresso, Gustavo Couto reconheceu que muitos destes problemas ultrapassam as competências municipais, mas defendeu que a autarquia deve ter um papel ativo. “As quotas anuais penalizam os pescadores e reduzem o seu rendimento. A Câmara de Angra pode e deve fazer pressão junto das autoridades competentes, na perspetiva de garantir maior estabilidade e melhores condições para quem vive do mar”, afirmou o candidato liberal.

O cabeça de lista da IL à autarquia angrense sublinhou ainda “a criação de mais oportunidades de formação e capacitação para os trabalhadores ligados ao mar”, destacando a importância da segurança, do conhecimento técnico e da gestão eficiente dos recursos. Entre as preocupações recolhidas durante a ação esteve também a “necessidade de repavimentação do porto de pescas de São Mateus e de melhores condições de trabalho para os profissionais do setor”.

A par da vertente económica, Gustavo Couto defendeu o desporto náutico como forma de aproximar os jovens do mar e incentivar o surgimento de novos armadores e pescadores.

Na mesma nota, a candidatura liberal considera “essencial acrescentar valor ao pescado, através de transformação e processamento local, de forma a gerar produtos com maior valor económico e mais rendimento para quem trabalha no setor”, acrescentando que “não podemos pensar apenas no peixe, mas no valor acrescentado que ele pode gerar a partir de Angra do Heroísmo”.

Entre as propostas apresentadas, o candidato anunciou a intenção “de estudar o crescimento do Porto das Pipas e da zona de invernagem até à antiga zona industrial de Angra do Heroísmo”, com vista ao aumento de serviços náuticos e ao reforço da economia local. Segundo Gustavo Couto, este projeto poderia gerar “um potencial de meio milhão a 600 mil euros de rendimento anual, na invernagem de embarcações e na prestação de serviços associados”.

Para a Iniciativa Liberal, “estas são áreas que preocupam a IL e que podem aumentar significativamente o rendimento do concelho, diversificando as fontes de riqueza e reduzindo a dependência de um único setor”.

As eleições autárquicas estão marcadas para o próximo domingo, 12 de outubro, e contam com seis candidatos à presidência da Câmara. Para além de Gustavo Couto, que encabeça a lista da Iniciativa Liberal, disputam a liderança da autarquia Fátima Amorim, pelo Partido Socialista, Luísa Barcelos, pela coligação PSD/CDS-PP, José Bernardo, pelo Chega, Joana Bettencourt, pelo Bloco de Esquerda, e António Fonseca, pela coligação PCP/PEV.

© IL/A | Foto: IL/A | PE