AUTÁRQUICAS 2025: JOANA BETTENCOURT (BE) DENUNCIA FALHAS NO TERMINAL DE AUTOCARROS DO BAILÃO E EXIGE MELHORIAS NOS TRANSPORTES PÚBLICOS EM ANGRA

A candidata do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Joana Bettencourt, considerou esta terça-feira “urgente” alterar o terminal de autocarros do Bailão, criticando a falta de condições de abrigo e de informação para os utentes, e defendeu melhorias no serviço de transportes públicos do concelho.

De acordo com um comunicado de imprensa enviado pelo Bloco de Esquerda dos Açores, Joana Bettencourt criticou o terminal de autocarros de Angra, inaugurado em 2023, afirmando que “não foi bem pensado nem bem planeado”. A candidata alertou que, em dias de mau tempo, “as pessoas ficam molhadas e desconfortáveis à espera dos autocarros”, o que contraria a função de abrigo da infraestrutura.

A falta de informações sobre horários e percursos foi outro dos pontos sublinhados pela candidata, que classificou a situação como “inaceitável” num equipamento público recente.

Durante uma ação de campanha realizada no terminal, Joana Bettencourt defendeu também a necessidade de reforçar a qualidade dos transportes públicos, quer dos minibus — sob responsabilidade da autarquia —, quer dos autocarros interurbanos — da responsabilidade do Governo Regional.

No plano municipal, o Bloco propõe a criação de parques de estacionamento periféricos ligados ao centro da cidade através de minibus mais frequentes, com o objetivo de aliviar o trânsito urbano.

Relativamente ao transporte interurbano, Joana Bettencourt recordou que, embora não seja competência direta da Câmara, cabe ao município “exercer maior pressão e reivindicar junto do Governo Regional a melhoria do serviço”. Nesse sentido, lembrou que a Assembleia Legislativa dos Açores aprovou uma proposta do Bloco que previa a melhoria da oferta e a redução significativa do preço das viagens, mas lamentou que “o governo continue sem cumprir a legislação que foi aprovada”.

Para a candidata, é fundamental garantir “uma boa articulação entre os autocarros e os minibus para que as pessoas sintam realmente que o uso de transportes públicos pode ser uma forma de melhorar a mobilidade no dia-a-dia”.

Ainda no campo da mobilidade, Joana Bettencourt defendeu a criação de ciclovias em Angra do Heroísmo, sublinhando que estas devem ser “muito bem pensadas” para se integrarem de forma adequada no traçado urbano da cidade.

As eleições autárquicas realizam-se no próximo domingo, 12 de outubro.

© BE/A | Foto: BE/A | PE