
Os candidatos da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara e à Assembleia Municipal da Ribeira Grande, César Pimentel e Duarte Travassos, defenderam que o concelho precisa de “uma transformação urgente e estrutural” na mobilidade, capaz de responder às necessidades dos cidadãos e colocar o município “na linha da frente da inovação em transportes públicos”.
De acordo com uma nota de imprensa divulgada esta quarta-feira, 8 de outubro, pela Iniciativa Liberal dos Açores, os cabeças de lista à Câmara e à Assembleia Municipal da Ribeira Grande sublinharam, numa deslocação à freguesia da Maia, que apesar de alguns avanços recentes, “a realidade permanece distante das exigências da população” no que respeita à rede de transportes públicos.
Duarte Travassos, candidato à Assembleia Municipal, reconheceu a instalação de pontos de carregamento elétrico e a integração do concelho no Plano de Mobilidade Sustentável dos Açores, mas salientou que “a dispersão geográfica das freguesias, a escassez de horários e a falta de integração entre diferentes meios de transporte continuam a condicionar a liberdade de circulação”.
Segundo o candidato liberal, estas limitações “têm impacto direto no acesso ao emprego, na qualidade de vida urbana e na sustentabilidade ambiental, agravando problemas de tráfego e estacionamento”, afetando diariamente jovens, trabalhadores, estudantes e idosos, “forçados muitas vezes a optar pelo transporte individual”.
Para a IL, a futura concessão do serviço público de transporte coletivo rodoviário em São Miguel representa “uma oportunidade única para repensar a mobilidade em toda a ilha e na Ribeira Grande em particular”. Entre as prioridades apresentadas no manifesto eleitoral liberal, os candidatos destacam a cobertura territorial eficiente, a definição de horários compatíveis com a vida das pessoas e a aposta numa frota sustentável que contribua para a melhoria da qualidade ambiental.
“A Ribeira Grande merece mais do que um transporte público funcional. Merece um sistema transformador, que ligue pessoas, dinamize a economia local e reduza a pegada ambiental. É tempo de acelerar esta mudança com visão liberal, maior eficiência, maior sustentabilidade e maior liberdade de escolha”, afirmaram César Pimentel e Duarte Travassos.
© IL/A | Foto: IL/A | PE
