
O novo ano letivo 2025/2026 iniciou-se nas Escolas Profissionais dos Açores com 873 novos formandos, distribuídos por 51 cursos de nível IV, mais 139 alunos e 13 cursos do que em 2020/2021, anunciou esta terça-feira a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro.
Segundo nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, o arranque do novo ano letivo no ensino profissional açoriano foi assinalado com uma visita da governante à Escola Profissional da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (EPCCIPD), em São Miguel.
Maria João Carreiro destacou o crescimento da procura por esta via de ensino, sublinhando que “o Ensino Profissional nas Escolas Profissionais gera hoje mais confiança entre os jovens, pais e encarregados de educação, o que leva a uma maior mobilização e adesão”. A responsável reconheceu, no entanto, que este aumento acontece num contexto de decréscimo superior a mil alunos no ensino público.
Entre as áreas mais procuradas, 54% das matrículas concentram-se em Hotelaria e Restauração, Serviços de Apoio a Crianças e Jovens, Turismo e Lazer, Produção Agrícola e Animal e Saúde. A Secretária Regional elogiou a capacidade das escolas em alinhar a oferta formativa “com o interesse dos jovens e as necessidades das empresas”, reforçando que “temos hoje mais oferta e mais matrículas nas áreas que criam emprego na Região”.
O investimento na modernização de equipamentos, que ascendeu a 2,9 milhões de euros através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi também realçado pela governante, que reafirmou o compromisso de “maximizar as conquistas dos últimos quatro anos”, no quadro da Agenda Regional para a Qualificação Profissional.
Para Maria João Carreiro, “a crescente valorização dos benefícios de uma via de ensino profissionalizante centrada na capacitação e no sucesso dos formandos leva-nos a encarar com otimismo o presente e o futuro do Ensino Profissional nos Açores”.
A Secretária Regional desafiou ainda os alunos e professores a participarem em programas como o “MOOV – Programa de Mobilidade, Ocupação e Orientação Vocacional” e a “Academia Empreendedora – Escola de Líderes”, bem como no próximo Campeonato Regional das Profissões, etapa de qualificação para o “Skills Portugal”.
Na visita à EPCCIPD, onde este ano abriram dois novos cursos — Técnico/a de Apoio à Gestão e Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural — Maria João Carreiro esteve acompanhada pelo Diretor Regional de Qualificação Profissional e Emprego, Renato Medeiros. A comitiva foi recebida pelo presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Gualter Couto, pelas vice-presidentes Paula Stone e Sandra Moniz, e pelo diretor-geral da escola, Francisco Gil.
A EPCCIPD, que soma este ano um número recorde de 90 formandos, aposta numa oferta formativa ajustada às necessidades das empresas associadas e na internacionalização dos seus cursos, assumindo-se como uma referência no sistema de ensino profissional da Região.
© GRA | Foto: SRJHE | PE
