VICE-PRESIDENTE DESTACA IMPACTO POSITIVO DO PROGRAMA “NOVOS IDOSOS” NOS AÇORES

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, afirmou esta segunda-feira, em Angra do Heroísmo, que o programa “Novos Idosos” constitui “um tremendo sucesso” e um “programa estruturante para a sociedade açoriana”, sublinhando os seus efeitos positivos na qualidade de vida dos idosos, das famílias e dos cuidadores.

O Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo, recebeu ontem, dia 6 de outubro, a sessão de encerramento da apresentação de resultados do programa “Novos Idosos”, presidida pelo Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima.

De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Vice-Presidência do Governo Regional, o governante destacou, no seu discurso, os desafios demográficos e geográficos que a Região enfrenta, afirmando que esses constrangimentos exigem “respostas sociais inovadoras”. Nesse sentido, considerou que o programa “Novos Idosos” representa “um enorme rasgo criativo” e uma “concretização humanista, por colocar o idoso e a sua dignidade no centro da ação política”.

Artur Lima salientou que a aposta em cuidados diferenciados e individualizados permitiu que os beneficiários “estejam mais próximos dos seus espaços, dos seus objetos pessoais, da sua família, e que tenham mais segurança, independência e maior controlo sobre o seu dia-a-dia”. Acrescentou ainda que, para as famílias, a medida trouxe “mais tempo e recursos para gerirem a sua vida familiar ou profissional” e, para os cuidadores, “valorização e profissionalização, através de formação e emprego”.

Referindo-se ao relatório da OCDE “Preparing for Demographic Change in the Azores, Portugal”, publicado este ano, o Vice-Presidente apontou o potencial do programa para reduzir custos em saúde e melhorar a qualidade dos serviços. “O Governo poupa dinheiro. Este é um programa de investimento, porque gera poupança monetária, gera qualidade de vida, gera bem-estar”, afirmou.

Segundo a mesma nota, Artur Lima apresentou ainda conclusões do mais recente relatório de avaliação do “Novos Idosos”, elaborado por uma entidade externa, que apontam para um “impacto altamente positivo”, com elevada satisfação por parte dos participantes.

O Vice-Presidente aproveitou a ocasião para agradecer a todas as entidades e equipas envolvidas, reconhecendo as dificuldades enfrentadas, mas sublinhando que “valeu a pena lutar por aquilo em que se acredita”.

Criado em 2022, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o programa “Novos Idosos” já beneficiou 519 idosos, contando atualmente com 400 participantes na Região.

© GRA | Foto: VPGRA | PE