
O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Praia da Vitória, Ricardo Toste, propôs a recuperação dos antigos estaleiros do porto da cidade e a criação de condições para instalação de empresas ligadas ao mar, defendendo que a infraestrutura pode gerar emprego e atrair jovens para o concelho.
Em visita realizada aos antigos estaleiros do porto da Praia da Vitória, Ricardo Toste, candidato do Bloco de Esquerda (BE) à autarquia, descreveu o espaço como uma “infraestrutura abandonada, obsoleta e até perigosa”, lamentando o “estado de degradação triste de se ver”.
Segundo comunicado de imprensa divulgado ontem, segunda-feira, 6 de outubro, pelo BE/Açores, Toste defendeu que o local deve ser reaproveitado para criar uma zona destinada a veleiros e pequenas embarcações, permitindo o varadouro no inverno e a realização de pequenas reparações.
O candidato propõe ainda que os terrenos envolventes, pertencentes à Portos dos Açores, sejam preparados para acolher empresas ligadas ao mar, nomeadamente nos setores da pesca, turismo e manutenção de navios. “Esta infraestrutura pode assim contribuir para a criação de postos de trabalho na área da reparação e construção naval, serralharia e vendas”, exemplificou.
A iniciativa integra o conjunto de propostas do BE dedicadas à dinamização económica local. Para Ricardo Toste, a recuperação dos estaleiros e a instalação de novas atividades podem transformar a Praia da Vitória numa “porta aberta para o futuro”, criando condições para fixar jovens no concelho.
As eleições autárquicas realizam-se no próximo domingo, 12 de outubro.
© BE/A | Foto: BE/A | PE
