
O construtor jorgense Raimundo Leonardes levou a Viola da Terra, ícone da cultura açoriana, ao IV Festival de Música D’Ponte, realizado no Mosteiro de Tibães, em Braga, no passado sábado, 4 de outubro.
De acordo com uma nota de imprensa divulgada este domingo pela Associação de Juventude Viola da Terra, o evento, inserido no programa “Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura”, reuniu músicos, construtores de cordofones, artesãos e artistas, proporcionando concertos, mostras e workshops onde tradição e inovação se cruzaram.
A convite da a.certifica e com o apoio do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA), Raimundo Leonardes participou no encontro com uma exposição dedicada às técnicas de construção da Viola da Terra, instrumento tradicional açoriano que tem vindo a afirmar-se também fora da região.
O construtor, natural do Topo, na ilha de São Jorge, destacou a participação como “uma experiência muito positiva e enriquecedora”, sublinhando que a partilha de saberes e o diálogo com outros construtores contribuíram para valorizar e divulgar o património cultural açoriano.
Na mesma nota, Leonardes expressa ainda gratidão pelo convite e considera que a sua presença no festival representa “um contributo para as comemorações do Dia da Viola da Terra”. Da sua oficina, em São Jorge, têm saído instrumentos destinados a tocadores das várias ilhas dos Açores, do continente português e das comunidades açorianas espalhadas pelo mundo.
© AJVT | Foto: AJVT | PE
