O Governo Regional dos Açores vai proceder ao pagamento de 3,26 milhões de euros em apoios destinados aos operadores do setor das pescas e da aquicultura, no próximo dia 15 de outubro, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP). A informação foi divulgada esta sexta-feira, 3 de outubro, pela Secretaria Regional do Mar e das Pescas, em nota de imprensa.
Os apoios enquadram-se no Regime de Compensação pelos custos adicionais de produção resultantes da guerra na Ucrânia e abrangem 267 candidaturas aprovadas, das 312 submetidas. Do total, 262 pertencem ao setor da produção e cinco aos setores da comercialização e transformação.
Segundo a mesma nota, 2,28 milhões de euros são cofinanciados pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA), enquanto 980 mil euros são assegurados pelo orçamento próprio da Região Autónoma dos Açores.
A repartição do montante atribuído destina 1,38 milhões de euros ao setor da produção, 1,4 milhões à comercialização e 401 mil euros ao setor da transformação.
A Secretaria Regional do Mar e das Pescas sublinha que a fileira das pescas e da aquicultura é estratégica para os Açores, não apenas pelo valor acrescentado dos produtos, mas também pelo impacto socioeconómico que tem nas comunidades piscatórias. Nesse sentido, o Governo reafirma “o compromisso em assegurar mecanismos de apoio que reforcem a sustentabilidade, competitividade e resiliência dos setores, cumprindo-se assim o compromisso assumido com os operadores”.
© GRA | PE
