
O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Praia da Vitória, Ricardo Toste, defendeu a criação de apoios à requalificação de habitações devolutas, com o objetivo de as colocar no mercado de arrendamento a preços acessíveis, propondo incentivos como a isenção de IMI para os proprietários.
De acordo com comunicado de imprensa esta sexta-feira divulgado pelo Bloco de Esquerda dos Açores, Ricardo Toste sublinhou, numa ação de campanha realizada na Estrada 25 de Abril, a necessidade de dar prioridade à habitação como forma de fixar mais famílias no concelho da Praia da Vitória.
O candidato alertou para a existência de “perto de três dezenas de casas devolutas em estado de degradação” naquela zona da cidade, defendendo que “muitas podiam ser requalificadas e arrendadas a preços acessíveis, com benefícios para os proprietários, como isenção de IMI”.
Na ocasião, Ricardo Toste destacou o papel que o BE tem tido na defesa do direito à habitação no município, mesmo sem estar representado nos órgãos autárquicos. Recordou a aprovação, em 2019, da requalificação dos bairros dos americanos, a intervenção do partido para impedir despejos no Bairro de Santa Rita e a defesa da recuperação das habitações no Bairro Joaquim Alves.
“Mesmo sem estar na autarquia, o Bloco consegue fazer isto tudo”, frisou o candidato, acrescentando que a falta de habitação é um problema transversal a todas as autarquias. Para Toste, garantir casas acessíveis é fundamental para atrair e fixar jovens: “Se quisermos jovens a residir na Praia da Vitória, temos que ter habitação, porque isto vai gerar mais economia”.
O candidato alertou ainda para os baixos rendimentos que impedem muitos jovens de suportar rendas e despesas associadas, defendendo que “se as pessoas tiverem uma casa, têm condições para se fixar na Praia”.
Por fim, Ricardo Toste criticou a autarquia da Praia da Vitória por não ter aproveitado os fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para dar resposta à carência habitacional no concelho.
© BE/A | Foto: BE/A | PE
