AGRICULTORES SÃO “ALIADOS DO AMBIENTE”, DEFENDE SEMINÁRIO EM ANGRA DO HEROÍSMO

O Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores acolheu, no passado dia 2 de outubro, a terceira edição do seminário “Os Agricultores São Ambientalistas”, promovido pelo MAPA – Movimento, Ambiente e Produção Alimentar, que defendeu o papel central dos agricultores na sustentabilidade e na proteção da biodiversidade.

Segundo nota de imprensa divulgada esta sexta-feira, 3 de outubro, pela R2 Comunicação, o encontro reuniu representantes do setor agrícola, investigadores, produtores e especialistas, num debate que sublinhou a importância do mundo rural na defesa do ambiente e na adoção de práticas de produção sustentáveis.

A sessão de abertura contou com a presença do Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, do Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, da Reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, e do Vice-diretor do Instituto de Investigação e Tecnologias Agrárias e Ambientais (IITAA), João da Silva Madruga.

Em representação do MAPA, a porta-voz Graça Mariano destacou a necessidade de esclarecer preconceitos associados à produção e ao consumo de carne. Citando o livro “Razões para ser omnívoro: pela tua saúde e do planeta”, do veterinário espanhol Juan Pascal, sublinhou a importância do ferro heme e da vitamina B12, presentes exclusivamente em alimentos de origem animal, para a saúde humana.

No debate, o investigador e presidente da FCAA, Alfredo Borba, frisou o peso económico e ambiental do setor da carne nos Açores, realçando as boas práticas já implementadas para mitigar o impacto do metano, nomeadamente através da genética e da gestão de pastagens.

A nutricionista Ana Maria Martins defendeu que o consumo de carne foi determinante para o desenvolvimento cognitivo humano, acrescentando que a roda dos alimentos deve orientar o equilíbrio da dieta. Já o produtor Sérgio Almeida destacou o papel da criação de gado na manutenção da paisagem e na valorização turística da Ilha Terceira.

O investigador Helder Nunes apresentou a sua investigação sobre o uso de algas para reduzir emissões de metano, argumentando que “os agricultores são gestores de carbono”, uma vez que a atividade pecuária não só emite, mas também sequestra carbono.

A encerrar, o professor e investigador Henrique Rosa sublinhou a qualidade diferenciada da carne dos Açores, reconhecida no meio científico pelas suas características nutricionais.

O seminário “Os Agricultores São Ambientalistas” reforçou, assim, a mensagem do MAPA de que a agricultura desempenha um papel estratégico na sustentabilidade ambiental, combinando produção alimentar com a preservação dos ecossistemas.

© R2-Comunicação | Foto: R2-Comunicação | PE