
Ricardo Toste, candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Praia da Vitória, acusou esta quinta-feira a autarquia, o Governo Regional e o Governo da República de ignorarem o problema da contaminação dos solos provocada pela presença militar norte-americana na Base das Lajes.
O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal da Praia da Vitória, Ricardo Toste, defendeu que o problema da contaminação dos solos no concelho, resultante da utilização militar da Base das Lajes pelos Estados Unidos, não pode cair no esquecimento. Em comunicado de imprensa divulgado esta quinta-feira, 2 de outubro, o BE/Açores critica a autarquia, o Governo Regional e o Governo da República por, alegadamente, estarem a “assobiar para o lado” perante uma questão que classifica como grave para a saúde pública e para o ambiente.
Durante uma visita à zona dos tanques de combustível da Base das Lajes, Ricardo Toste afirmou que “a autarquia da Praia da Vitória tem de colocar a defesa dos praienses em primeiro lugar e deve exigir que o assunto volte a ser prioritário nas reuniões bilaterais entre Portugal e os EUA”.
O candidato recordou ainda que o Bloco de Esquerda foi o primeiro partido a levar o tema da contaminação de solos da Praia da Vitória à Assembleia da República, sublinhando que “o ambiente e a saúde das pessoas são mais importantes do que as relações diplomáticas de Portugal com os EUA”.
Garantindo que não deixará “que este problema seja esquecido”, Ricardo Toste comprometeu-se a “fazer tudo” para que a questão seja abordada ao mais alto nível nas reuniões diplomáticas entre Portugal e os Estados Unidos.
© BE/A | Foto: BE/A | PE
