AUTÁRQUICAS 2025: LUÍSA BARCELOS (PSD/CDS-PP) PROPÕE FEIRA DE ÉPOCA PARA AFIRMAR ANGRA COMO “CAPITAL NO ATLÂNTICO”

A candidata da Coligação PSD/CDS-PP à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Luísa Barcelos, anunciou esta quinta-feira a intenção de criar uma Feira de Época para valorizar o legado histórico e cultural da cidade, no âmbito do conceito “Angra: Capital no Atlântico”.

Luísa Barcelos, candidata à presidência da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo pela Coligação PSD/CDS-PP, defendeu a criação de uma Feira de Época, inspirada em eventos semelhantes realizados noutras cidades do país e do arquipélago, mas com uma marca própria que reflita a dimensão histórica e cultural de Angra.

Em nota de imprensa divulgada pelo Gabinete de Imprensa do PSD/Açores, a candidata explicou que se trata de “um evento que vai unir História, Cultura e Música, num verdadeiro encontro de gerações, saberes e vivências”, acrescentando que a iniciativa poderá integrar também “os dotes de Carnaval da nossa gente”.

Para Luísa Barcelos, esta proposta representa “uma aposta clara no nosso dinamismo, na participação popular e na promoção turística, projetando Angra para o futuro através da sua história. Ou seja, colocando a vertente histórica ao serviço do presente e do futuro, pelo valor cultural e identitário que possui”.

A candidata sublinha ainda que a feira será “uma forma de estimular e envolver os agentes culturais do concelho” e que Angra “tem todas as condições para se afirmar como capital cultural no Atlântico, valorizando o seu património único e a sua identidade, gerando novas oportunidades para a economia local e o turismo”.

Paralelamente, Luísa Barcelos propõe a dinamização do Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo, através de tecnologias de realidade virtual, como a instalação de um simulador do Sismo de 1980, bem como pela realização de eventos e apresentações que promovam a adesão do público. O objetivo, defende, é reforçar o intercâmbio com outras cidades classificadas como Património Mundial e dotar o espaço de um acervo que reflita “a História da Cidade e da sua presença no Mundo ao longo do tempo”.

© GI-PSD/A | Foto: GI-PSD/A | PE