
O Governo dos Açores destacou esta quarta-feira, 1 de outubro, Dia Mundial do Idoso, o papel essencial da população sénior na sociedade açoriana e sublinhou os avanços alcançados nos últimos anos em matéria de apoios sociais, numa mensagem divulgada pela secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi.
Na nota de imprensa, divulgada em nome do Governo Regional, Mónica Seidi enalteceu os idosos açorianos, a quem chamou “guardiões de sabedoria e experiência”, afirmando que estes ocupam “um papel fundamental na sociedade açoriana”, sendo o centro da ação governativa. “Queremos que vivam com tranquilidade, conforto e dignidade”, reforçou.
A governante sublinhou ainda o legado da atual coligação no reforço das medidas de apoio à população idosa. Desde 2021, os sucessivos aumentos aplicados ao apoio conhecido como “cheque pequenino” representaram um investimento global de 140 milhões de euros.
Outro dos programas destacados foi o COMPAMID, que apresenta atualmente “uma taxa de crescimento de 93%” e é atribuído a 26.386 beneficiários. Já o programa “Novos Idosos”, considerado inovador, abrange atualmente mais de 465 pessoas.
A secretária regional realçou igualmente a revisão e majoração dos apoios concedidos no âmbito do regime do Cuidador Informal, lembrando que “no presente ano mais de um milhão de euros já foi pago aos cuidadores informais na Região”.
Na mensagem, Mónica Seidi sublinhou a importância de celebrar o Dia Mundial do Idoso como forma de “valorizar todos sem exceção” e de consciencializar a sociedade para o contributo que os mais velhos deram e continuam a dar na construção da comunidade açoriana.
© GRA | Foto: SRSSS | PE
