SAÚDE LANÇA FORMAÇÃO “REVOLUÇÃO DA LONGEVIDADE” PARA PROMOVER ENVELHECIMENTO ATIVO NOS AÇORES

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, presidiu esta terça-feira, 30 de setembro, à sessão de abertura da ação de formação “Revolução da Longevidade”, realizada no Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, iniciativa enquadrada no Programa Regional de Promoção do Envelhecimento Ativo e Saudável, integrado no Plano Regional de Saúde 2030.

De acordo com uma nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi sublinhou que “o envelhecimento demográfico é na atualidade um grande desafio não só para a saúde pública, mas também para o setor social”, reforçando a necessidade de “adoção de políticas e estratégias inovadoras”. A governante destacou ainda que “é por isso que decidimos que temos de tratar de forma adequada esta matéria e elaborar um programa regional dedicado a este tema em particular”.

A formação estrutura-se em seis sessões a decorrer entre setembro de 2025 e fevereiro de 2026, centradas nos pilares de um estilo de vida saudável: nutrição e alimentação equilibrada; atividade física; bem-estar mental e gestão do stress; relações sociais positivas; higiene do sono; e prevenção de comportamentos aditivos e consumo de substâncias nocivas.

O objetivo desta primeira edição é sensibilizar e capacitar os contextos laborais para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável ao longo de toda a vida profissional. Em 2026, a ação será replicada no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) e no Hospital da Horta, estando prevista a sua futura extensão a toda a Administração Pública Regional.

Na sua intervenção, a Secretária Regional reforçou que o conceito de longevidade está “intimamente relacionado com o aumento da esperança de vida” e que existe, “quer de forma individual, quer coletivamente, a responsabilidade de preparar o envelhecimento da melhor forma possível”. Concluiu defendendo que o envelhecimento deve ser encarado como uma oportunidade, acrescentando “vida aos anos, e não apenas anos à vida”.

© GRA | Foto: SRSSS | PE