QUEIJO DE SÃO JORGE CHEGA A 34 PAÍSES E AFIRMA-SE COMO “EMBAIXADOR DOS AÇORES”, CONSIDERA LUÍS GARCIA

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, destacou o impacto internacional do Queijo de São Jorge, sublinhando que a sua exportação para 34 países “mostra que os produtos açorianos não só têm qualidade, como conseguem competir ao mais alto nível nos mercados internacionais”.

As declarações foram feitas durante uma visita à União de Cooperativas de Lacticínios de São Jorge (UNIQUEIJO), momento em que o Presidente do Parlamento açoriano salientou também o percurso de crescimento e modernização da cooperativa. Segundo nota de imprensa ontem divulgada pelo Gabinete de Imprensa da ALRAA, Luís Garcia frisou que a UNIQUEIJO “soube evoluir ao longo dos anos”, através da diversificação de formatos, tempos de cura e inovação, como o lançamento de queijos de cura prolongada, estratégia que tem reforçado a sua presença nos mercados globais.

O Presidente da Assembleia Legislativa enalteceu igualmente o papel estratégico da cooperativa para a economia regional e a coesão social, recordando que esta integra 260 produtores de leite associados, emprega 160 trabalhadores e assegura uma produção anual de 230 mil queijos. Para Luís Garcia, a UNIQUEIJO “é uma referência que sustenta a economia local, valoriza o trabalho de centenas de famílias e projeta São Jorge e os Açores além-fronteiras”.

Sublinhando a dimensão cultural e identitária deste produto certificado, o Presidente do Parlamento açoriano considerou ainda que “o Queijo de São Jorge é um verdadeiro embaixador da Região” e que cada unidade exportada transmite “a tradição e a cultura açoriana, bem como o esforço e a dedicação de todos os produtores e colaboradores da cooperativa”.

© ALRAA | Foto: ALRAA | PE