PRAIA DA VITÓRIA ASSOCIA-SE À CRIAÇÃO DA BIO-REGIÃO DA ILHA TERCEIRA

A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, afirmou que a criação da Bio-Região da Ilha Terceira constitui um “compromisso geracional” para a construção de um território sustentável e baseado na convivência equilibrada entre o ser humano e a natureza. A posição foi expressa na sessão de assinatura da carta de compromisso que visa a implementação deste projeto, realizada no passado dia 23 de setembro, no restaurante da Bio Azórica, no Jardim de Angra.

De acordo com nota de imprensa divulgada esta segunda-feira, 29 de setembro, pelo Gabinete de Comunicação da autarquia praiense, Vânia Ferreira sublinhou que o alcance da iniciativa “vai mais além do incremento da produção agrícola biológica na ilha”.

“Falamos de um compromisso que se alarga à promoção de estilos de vida saudáveis, às relações humanas, à natureza, à saúde, à justiça; em suma, numa relação holística entre o ser e o espaço que o circunda, num respeito mútuo e benéfico para as partes. Esta assinatura é o primeiro passo para algo mais vasto: um novo capítulo no nosso relacionamento com o espaço que nos rodeia”, declarou a autarca, citada no comunicado.

A presidente destacou ainda que a adesão à carta de compromisso torna o Município da Praia da Vitória “parceiro ativo na criação da Bio-Região da Ilha Terceira”, sublinhando o desafio de “construir uma área geográfica onde agricultores, cidadãos, poder local, operadores turísticos e demais parceiros se articulem e unam na gestão sustentável dos recursos locais”.

A criação da Bio-Região enquadra-se no Plano de Ação para a Produção Biológica da União Europeia, lançado em 2021, que pretende aumentar a produção e o consumo de produtos biológicos, bem como reforçar a sustentabilidade deste modelo. Entre as metas definidas, destaca-se que, até 2030, 25% da superfície agrícola europeia seja dedicada à agricultura biológica.

Segundo a mesma nota de imprensa, a carta de compromisso foi subscrita por 24 entidades, entre as quais os Municípios da Praia da Vitória e de Angra do Heroísmo, a Universidade dos Açores, a Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo, a Federação Agrícola dos Açores, a AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, a Confraria do Vinho Verdelho e várias instituições do setor social, cultural e ambiental da ilha.

A implementação da Bio-Região da Ilha Terceira pretende assim consolidar uma estratégia coletiva que articula produção agrícola, preservação ambiental, investigação, economia local e inclusão social, com o objetivo de promover um modelo de desenvolvimento sustentável e participativo.

© GC-MPV | Foto: MPV | PE