
O Centro de Oncologia dos Açores participou, na passada semana, em Oslo, na reunião de arranque da CancerWatch Joint Action, iniciativa comunitária que pretende melhorar a qualidade e a comparabilidade dos dados sobre cancro em toda a Europa.
De acordo com uma nota de imprensa divulgada esta segunda-feira, 29 de setembro, pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, o projeto europeu permitirá avanços significativos na definição de informação sobre incidência, prevalência, sobrevivência e mortalidade associada às doenças oncológicas, através de um modelo de recolha integrada, automatizada e atempada.
A participação açoriana neste programa, segundo a mesma nota, está em linha com os objetivos do Programa Regional de Combate às Doenças Oncológicas, que estabelece como prioridade a disponibilização de dados epidemiológicos atualizados no âmbito do registo oncológico. Essa informação é considerada fundamental para a monitorização, planeamento e avaliação de resultados, bem como para a tomada de decisões em saúde pública.
Os dados recolhidos no âmbito da CancerWatch Joint Action serão igualmente transmitidos à investigação epidemiológica, potenciando parcerias com a academia, a comunidade e a indústria, em trabalhos de avaliação e investigação. Além disso, a iniciativa irá contribuir para a monitorização de indicadores globais sobre o estado de saúde da população no que respeita às doenças oncológicas.
Segundo a Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, o projeto europeu visa ainda reduzir desigualdades entre países, permitindo a comparação de realidades distintas e assegurando maior equidade no acesso a cuidados e no acompanhamento da evolução da doença.
© GRA | Foto: GRA | PE
