Os Açores assinalaram este sábado, 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo 2025, cujo lema é “Turismo e Transformação Sustentável”. A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou o papel determinante do setor no desenvolvimento económico e social da Região, sublinhando que esta é a primeira celebração após a obtenção do Nível Ouro na certificação como “Destino Sustentável” pela Earth Check.
O Dia Mundial do Turismo, instituído pela ONU e celebrado oficialmente a 27 de setembro, tem este ano como mote “Turismo e Transformação Sustentável”, uma escolha da Organização Mundial do Turismo (OMT) que pretende sublinhar a importância do setor enquanto motor de mudança positiva, com foco na sustentabilidade ambiental, inclusão social e inovação.
Nos Açores, a data foi assinalada pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através de uma nota de imprensa, na qual Berta Cabral realça que esta é a primeira vez que a Região celebra o Dia Mundial do Turismo na condição de destino certificado com o Nível Ouro da Earth Check, estatuto alcançado no final de 2024. “Os Açores são o primeiro arquipélago do mundo com este nível de certificação”, frisou a governante, destacando ainda que o crescimento turístico “continua a evoluir de forma saudável e sustentável, verificando-se que o expressivo crescimento das dormidas é permanentemente superado pelo crescimento registado nas receitas”.
De acordo com a secretária regional, o turismo representa já “mais de 1.000 milhões de euros de riqueza criada nas nove ilhas”, equivalendo a cerca de 20% do Valor Acrescentado Bruto regional, 17% do PIB e 17% do emprego. Para Berta Cabral, o setor tem hoje “capacidade para alavancar todos os outros de forma transversal”, consolidando-se como um dos principais motores da economia açoriana.
A nota de imprensa recorda ainda que, nos últimos dois anos, os Açores foram distinguidos pelos World Travel Awards como Melhor Destino de Turismo de Aventura do Mundo e da Europa, entre outros galardões que, segundo a governante, garantem à Região “uma afirmação como um dos mais atrativos destinos a nível internacional”.
Com o objetivo estratégico de alcançar um “turismo todo o ano em todas as ilhas”, o Governo Regional tem apostado na redução da sazonalidade, na promoção de eventos em época baixa e na negociação com companhias aéreas para o alargamento das operações a épocas média e baixa. Berta Cabral destacou igualmente a diversificação da oferta turística, através de produtos como as Rotas Açores, os percursos pedestres, o termalismo e a Agenda Azores What’s On.
Um dos marcos mais simbólicos apontados pela governante é a consolidação da Rede Regional de Percursos Pedestres, que em 2025 alcança a marca dos 100 trilhos homologados. “Trata-se de um marco que representa não apenas uma celebração do trabalho desenvolvido, mas também o reforço do compromisso com a valorização do território e a gestão responsável dos fluxos de visitantes”, declarou, sublinhando que a qualificação desta rede é “um pilar fundamental da política regional para o turismo de natureza”.
A governante destacou ainda que as opções de investimento do Governo dos Açores procuram responder a objetivos da ONU para o turismo sustentável, através da promoção da formação e qualificação profissional, do investimento em infraestruturas verdes e resilientes, da aposta na descarbonização e da inovação tecnológica, como exemplificado pelo novo projeto de monitorização inteligente de fluxos turísticos.
Na mesma nota, Berta Cabral deixou uma palavra de reconhecimento ao setor privado, afirmando que “o trabalho conjunto e colaborativo tornou-nos num destino de eleição a nível mundial e uma referência para todos os que almejam a sustentabilidade”.
© GRA | PE
