AÇORES REFORÇAM LIDERANÇA NO TURISMO SUSTENTÁVEL COM CERTIFICAÇÃO OURO

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou esta quinta-feira, em Ponta Delgada, que “o trabalho desenvolvido nos Açores, não apenas pelo Governo Regional, mas também por todos os parceiros, é reconhecido como boa prática, e isso projeta a imagem da Região no panorama mundial do turismo sustentável”.

A governante falava na abertura da VII reunião do Comité Consultivo para a Sustentabilidade do Destino Turístico Açores, um encontro que considerou “um momento marcante no trabalho setorial” e uma das exigências do processo de certificação dos Açores como destino turístico sustentável, segundo nota de imprensa da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

Berta Cabral sublinhou que, desde 2019, esta reunião anual constitui “um momento privilegiado de reflexão, de partilha e de compromisso”, salientando que esta foi a primeira edição realizada após os Açores terem alcançado, no final de 2023, o Nível Ouro da certificação como Destino Sustentável.

“É um marco fantástico, para o qual todos contribuíram ativamente, e que muito nos orgulha”, afirmou, acrescentando que “cada conquista não significa um ponto de chegada, mas sim um patamar que eleva a responsabilidade regional”.

No encontro, foram apresentados os resultados da certificação de 2024. A titular da pasta do Turismo frisou que o processo “deve ser visto como uma oportunidade única para se olhar, com objetividade e transparência, para o desempenho da Região nas dimensões económica, ambiental e social, de forma integrada e interdependente”.

Entre 20 e 24 de outubro, os Açores receberão a auditoria anual presencial da entidade internacional EarthCheck, incidindo este ano sobre as ilhas Terceira e Graciosa, onde serão avaliados sistemas de gestão ambiental, resíduos, energia e recursos hídricos.

A governante destacou ainda o papel do turismo como motor da economia regional, realçando a importância de novos instrumentos como o Sistema Inteligente de Monitorização dos Fluxos Turísticos dos Açores (SIMIFTA) e o Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo dos Açores (PDTA), que irão permitir recolher dados em tempo real e apoiar políticas públicas e investimentos privados.

De acordo com resultados recentes do Observatório do Turismo Sustentável dos Açores (OTSA), 76% da população residente considera que o arquipélago está a seguir um modelo de turismo sustentável — dado que, para Berta Cabral, reforça “a legitimidade do trabalho desenvolvido”.

“Estamos a trilhar um caminho de crescimento verdadeiramente sustentável, em que o turismo continua a afirmar-se como motor da economia açoriana, criando riqueza, emprego, investimento e oportunidades. Mas não basta olharmos apenas para os visitantes. É vital ouvirmos a voz de quem aqui vive”, afirmou.

O encontro realizou-se simbolicamente a 25 de setembro, Dia Nacional da Sustentabilidade, numa semana em que se assinalam também o Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) e a Semana Europeia do Desporto.

© GRA | Foto: SRTMI | PE