A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, reuniu-se terça-feira, 23 de setembro, com a Direção da Câmara do Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo e com os armadores responsáveis pelo transporte marítimo de mercadorias para a Região, para analisar os desafios e a evolução do setor. A informação foi divulgada em nota de imprensa esta terça-feira pela Secretaria Regional.
Durante o encontro, a governante reconheceu que o setor dos transportes “é crítico para a economia açoriana” e que, numa região arquipelágica, “há uma total dependência dos transportes, o que complexifica toda a exigência a que todos estamos sujeitos”.
De acordo com a mesma nota, foi sublinhada a melhoria “muito significativa” registada nos últimos meses, após a entrada em funcionamento de mais um navio operado pela Transinsular, o que trouxe maior regularidade e estabilidade ao serviço. “Os problemas existiram porque não havia capacidade de resposta para a procura”, explicou Berta Cabral, acrescentando que “ter mais capacidade de resposta foi sempre uma insistência nossa junto dos armadores”.
A Secretária Regional destacou ainda que os Açores vivem atualmente “um momento especial de crescimento, de consumo e de necessidades de importação e exportação”, salientando que “a movimentação de mercadorias cresceu muito nos nossos portos, o turismo cresceu muito e a nossa capacidade de exportação também se desenvolveu”.
Na reunião, foi igualmente anunciada uma nova parceria entre o Grupo Sousa e a Mutualista Açoreana que, a partir de outubro, permitirá a operação de uma linha expresso de navios entre portos do continente e várias ilhas dos Açores, reforçando a capacidade do sistema.
“O sistema de transportes é muito complexo e exige uma grande coordenação entre vários atores e um trabalho de parceria e proximidade. O Governo dos Açores procurou sempre exercer a sua influência sobre os armadores privados para que se registasse uma efetiva evolução na oferta. É isso que está a acontecer e estamos, obviamente, muito satisfeitos com a situação”, afirmou Berta Cabral, referindo que a Câmara do Comércio partilha da mesma visão.
Segundo a Secretaria Regional, foram também abordados temas como a operação portuária e o papel do tráfego local, tendo sido identificadas oportunidades de melhoria contínua. “Este é um processo evolutivo e tem vindo mesmo a evoluir. Já está melhor do que era e ainda vai ser melhor no futuro”, concluiu a governante.
© GRA | PE
