AUTÁRQUICAS 2025: VÂNIA FERREIRA (PSD/CDS-PP) PROMETE REFORÇAR PARCERIA DA CÂMARA DA PRAIA COM A EBI DOS BISCOITOS

A candidata da Coligação PSD/CDS-PP à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, assegurou esta quinta-feira a continuidade da colaboração ativa da autarquia com a Escola Básica Integrada (EBI) dos Biscoitos, destacando o papel do município na melhoria das condições da instituição.

Em nota de imprensa hoje divulgada pelo Gabinete de Imprensa do PSD/Açores, Vânia Ferreira, candidata da Coligação PSD/CDS-PP à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória, garantiu que a autarquia continuará a apoiar a Escola Básica Integrada dos Biscoitos, apesar de a mesma não ser da responsabilidade direta do município.

“Como recandidata à Câmara Municipal da Praia da Vitória, tive a oportunidade de vir à EBI dos Biscoitos reunir com o seu Conselho Executivo, que nos colocou algumas das suas preocupações, mas também foi importante para fazermos um balanço da parceria do município com esta escola”, afirmou a autarca.

Vânia Ferreira sublinhou que o atual estado de conservação do estabelecimento de ensino “se deve, principalmente, aos anos de abandono que teve durante os governos socialistas”, acrescentando que algumas das preocupações apresentadas pela comunidade escolar “duram há demasiado tempo, devido essencialmente a um desinvestimento que houve, ao longo de muitos anos, por parte do Partido Socialista”.

A candidata lembrou ainda que a escola foi alvo de uma candidatura a obras de manutenção, entretanto não concretizadas devido ao concurso público ter ficado deserto. “Houve um desinvestimento generalizado, não apenas naquelas que eram as estruturas governamentais, mas também municipais, e por isso é difícil repor tudo o que não foi feito em muitos anos, num curto espaço de tempo”, afirmou.

Sobre a situação concreta da EBI dos Biscoitos, Vânia Ferreira destacou que a Câmara da Praia tem mantido “vários contactos com a tutela para reverter e melhorar a atual situação”. Apesar de não se tratar de uma competência municipal, a autarca frisou que o executivo camarário “teve oportunidade de se mostrar mais parceiro, estando envolvido em vários momentos e em vários projetos que a escola foi apresentando”.

“Este é o caminho que nós entendemos que deve ser feito, continuar a ser melhores parceiros, nos projetos que já estão a decorrer e nos que possam ser apresentados, porque acreditamos no potencial desta escola, que é sem dúvida uma referência para o nosso concelho e é assim que a queremos perpetuar”, concluiu.

© PSD/A | Foto: PSD/A | PE