AUTÁRQUICAS 2025: JESSICA PACHECO (BE) CRITICA LIMITAÇÕES DA CAMPANHA DE ESTERILIZAÇÃO NA RIBEIRA GRANDE

Jessica Pacheco, candidata do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Ribeira Grande, considera “incompreensíveis” as restrições impostas pela autarquia à campanha de esterilização de animais promovida pelo Centro de Recolha Oficial (CRO) do concelho.

O Bloco de Esquerda dos Açores (BE/Açores) veio a público, ontem, 23 de setembro, através de um comunicado de imprensa, criticar as condições definidas pela Câmara Municipal da Ribeira Grande para a campanha de esterilização de animais que será realizada no Centro de Recolha Oficial (CRO).

Em causa, segundo Jessica Pacheco, candidata do BE à autarquia, estão “a limitação e o curto prazo para inscrições, a limitação a um animal por agregado e apenas a animais que tenham já microchip”. Para a candidata, estas regras tornam a iniciativa “demasiado limitante” e “ineficaz” no combate ao abandono e controlo populacional de animais no concelho.

A bloquista defende que as campanhas devem ser contínuas e incluir a identificação e a vacinação obrigatória, apontando como exemplo o modelo do CRO de Ponta Delgada, que associa estas valências à esterilização. Recorda ainda que a última campanha realizada pela Câmara da Ribeira Grande, em 2024, seguiu o mesmo formato e, por isso, “não contribuiu para uma estratégia eficaz de bem-estar animal”.

Jessica Pacheco salientou também que a pressão do Bloco de Esquerda nas últimas eleições autárquicas resultou na contratação a tempo inteiro de um veterinário municipal, mas considera necessário “concertar outras estratégias” para alcançar resultados efetivos.

Outro ponto destacado pela candidata prende-se com a ausência de resposta da autarquia às colónias de gatos existentes em várias áreas do concelho. “Sem esterilização destes animais, nunca mais controlaremos a sua população e estaremos a provocar situações muito complicadas de gerir, que não podem continuar a ser delegadas a voluntários e associações, que sem recursos não conseguem dar resposta também às situações”, afirmou, citada na nota de imprensa.

Jessica Pacheco revelou ainda que já solicitou uma visita ao CRO da Ribeira Grande, no âmbito desta questão.

As eleições autárquicas estão agendadas para o próximo dia 12 de outubro.

© BE/A | Foto: BE/A | PE