AURÁRQUICAS 2025: GUSTAVO COUTO (IL) PROPÕE TURISMO E CULTURA COMO EIXOS ESTRATÉGICOS PARA VALORIZAR ANGRA DO HEROÍSMO

O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Gustavo Couto, apresentou esta terça-feira o Turismo e Cultura como “pilares centrais” da estratégia da sua candidatura, defendendo a necessidade de reposicionar o concelho “como destino de excelência, em sintonia com o seu estatuto de Património Mundial”.

Em nota de imprensa divulgada esta terça-feira, 23 de setembro, a Iniciativa Liberal dos Açores (IL/Açores) destacou as principais linhas do programa autárquico que o partido apresenta em Angra do Heroísmo para as eleições de 12 de outubro.

Segundo Gustavo Couto, cabeça de lista à Câmara Municipal, a candidatura liberal propõe “uma revisão da oferta e da política cultural, garantindo maior participação das freguesias e dos agentes locais”. Entre as medidas avançadas está a aproximação da cultura às escolas e à comunidade, com iniciativas como ciclos itinerantes de cinema e teatro e a criação de um bar-espetáculo móvel, a abrir depois a concurso público.

Outro ponto central prende-se com a valorização do património histórico submerso na baía de Angra, que o candidato considera um “recurso único”, a transformar “num ativo de identidade e de atração turística”. Para além disso, a IL/Açores defende uma política cultural articulada a nível regional, com uma “rede de cooperação cultural e de promoção turística integrada”, sublinhando que “o turismo não deve ser vendido sem cultura”.

Quanto às maiores festas do concelho, as Sanjoaninas, os liberais defendem uma reformulação do modelo organizativo, tornando-o “mais flexível e orgânico”, de modo a reforçar o papel central do evento na vida cultural angrense, mas adaptado “às exigências atuais”.

“O futuro de Angra passa por uma ligação estreita entre Turismo e Cultura. Só assim podemos projetar um futuro para Angra, atrair visitantes e valorizar a identidade angrense”, concluiu Gustavo Couto.

© IL/A | Foto: IL/A | PE