O Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra está na China, a representar Portugal no maior encontro mundial sobre Reservas da Biosfera da UNESCO, que reúne mais de dois mil participantes de 136 países.

A ciência portuguesa marca presença em Hangzhou, na China, onde decorre, até sexta-feira, o 5.º Congresso Mundial das Reservas da Biosfera, promovido pela UNESCO. O Centro de Ecologia Funcional (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) participa no evento através das investigadoras Helena Freitas e Maria Fernanda Rollo, segundo nota de imprensa ontem divulgada pela universidade.
Helena Freitas, que coordena o CFE e a Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável, integra também o encontro como representante de Portugal no Conselho Coordenador Internacional do programa Man and the Biosphere (MAB), da UNESCO. Já Maria Fernanda Rollo, coordenadora do Grupo História, Territórios e Comunidades (CFE polo FCSH-NOVA), reforça a presença da investigação nacional neste fórum internacional.
O congresso, que acontece a cada dez anos, reúne especialistas de todo o mundo para traçar prioridades e definir um novo Plano de Ação Global. Este ano, participam mais de dois mil representantes — desde cientistas e decisores políticos a líderes comunitários e conservacionistas — com o objetivo de projetar o futuro das mais de 750 Reservas da Biosfera espalhadas por 136 países. Portugal conta atualmente com 12 destas áreas de referência para a sustentabilidade.
«Integradas numa rede global que atravessa fronteiras e culturas, as Reservas da Biosfera mostram que é possível restaurar ecossistemas degradados, promover economias sustentáveis e fortalecer comunidades que assumem a salvaguarda da biodiversidade», sublinhou Helena Freitas, citada no comunicado.
A investigadora destaca também a publicação recente “Acelerando o Quadro Global da Biodiversidade através do fortalecimento das Reservas da Biosfera”, escrita em coautoria com Joana Alves, do CFE, que apresenta «soluções assentes no conhecimento científico e na prática local que inspiram ação e cooperação internacional».
Na próxima quarta-feira, 24 de setembro, Helena Freitas vai intervir na sessão plenária “Fortalecendo as Redes Globais, Regionais e Temáticas”, em representação da Rede de Reservas da Biosfera da CPLP, defendendo a cooperação entre países de língua portuguesa. No mesmo dia, pelas 08h30 (01h30 em Portugal), realiza-se ainda uma sessão organizada pela CPLP MaB dedicada às “Perspetivas e Agenda Comum na Promoção da Década Internacional das Ciências para o Desenvolvimento Sustentável”, que poderá ser acompanhada online.
As discussões desta edição estarão alinhadas com os principais compromissos internacionais, como o Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal, o Acordo de Paris e a Década Internacional da Ciência para o Desenvolvimento Sustentável.
© UC | Foto: Portal das Reservas de Biosfera de Portugal | PE
