Os deputados João Bruto da Costa (PSD) e Carlos Silva (PS), da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, participaram esta sexta-feira, em Lisboa, na terceira reunião do Grupo de Ligação das X Jornadas Parlamentares Atlânticas, encontro dedicado à preparação da próxima edição do fórum interparlamentar, agendada para fevereiro de 2026 em Cabo Verde.

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) esteve representada em Lisboa na terceira reunião do Grupo de Ligação das X Jornadas Parlamentares Atlânticas (JPA), realizada na Assembleia da República. A comitiva açoriana integrou os deputados João Bruto da Costa, do Grupo Parlamentar do PSD, e Carlos Silva, do Grupo Parlamentar do PS.
De acordo com a nota de imprensa divulgada sexta-feira pelo Gabinete de Imprensa da ALRAA, o encontro contou ainda com delegações da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, do Parlamento das Canárias e da Assembleia Nacional de Cabo Verde, que será a anfitriã da próxima edição das Jornadas, marcada para o início de fevereiro de 2026.
A reunião teve como objetivo definir os principais pontos da ordem de trabalhos da décima edição do fórum interparlamentar, incluindo a escolha do lema, dos temas e subtemas a debater, a calendarização do evento e a programação das atividades futuras.
Durante a manhã, as quatro delegações parlamentares foram recebidas pelo presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e saudadas pelos deputados portugueses, assistindo parcialmente à sessão plenária a partir das galerias.
As Jornadas Parlamentares Atlânticas constituem um espaço de cooperação entre os parlamentos insulares da Macaronésia, reunindo presidentes e deputados com o objetivo de debater matérias de interesse comum e reforçar a cooperação política, económica, social e cultural. Após o interregno desde a última edição, realizada em 2018, nos Açores, o fórum será retomado em 2026, em Cabo Verde.
© ALRAA | Foto: ALRAA | PE
