LUÍS GARCIA DESTACA PAPEL DAS PESSOAS NO FUTURO DAS FREGUESIAS AÇORIANAS

O presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, afirmou quinta-feira, na Ribeirinha, concelho da Horta, que “o maior património das freguesias são as suas pessoas”, sublinhando a importância do contributo individual de cada cidadão para o desenvolvimento coletivo das comunidades açorianas.

As freguesias são espaços centrais na construção do presente e do futuro dos Açores, sustentados pelo empenho das instituições locais, das juntas de freguesia e, sobretudo, pela dedicação dos cidadãos. A afirmação foi feita por Luís Garcia, presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), na sessão solene do Dia da Freguesia da Ribeirinha.

De acordo com a nota de imprensa divulgada esta sexta-feira pelo Gabinete de Imprensa da Assembleia Legislativa, Luís Garcia destacou que “é nas nossas freguesias que se constrói, todos os dias, o presente e o futuro dos Açores”, enaltecendo o papel de homens e mulheres que tornam as suas terras “lugares vivos, solidários e dinâmicos”.

Na sua intervenção, o presidente do Parlamento açoriano alertou ainda para os desafios que se colocam ao futuro das freguesias e concelhos da Região, como a fixação dos jovens e o envelhecimento da população. Para responder a estas questões, defendeu, é necessária “uma articulação estreita entre cidadãos, associações, autarquias e instituições regionais”.

A sessão solene serviu também para reconhecer o mérito dos homenageados pela sua dedicação à freguesia. Luís Garcia felicitou a Junta de Freguesia da Ribeirinha “pelo compromisso diário” com o desenvolvimento da comunidade, sublinhando que os homenageados constituem “exemplos e inspiração”.

© ALRAA | Foto: ALRAA | PE