A secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, reafirmou esta sexta-feira, em Angra do Heroísmo, o compromisso do Governo Regional dos Açores em valorizar a formação contínua dos profissionais do Serviço Regional de Saúde (SRS), destacando a importância da diferenciação e inovação na prestação de cuidados aos utentes.

O Governo Regional dos Açores está empenhado em garantir formação regular e diferenciada aos profissionais do Serviço Regional de Saúde (SRS), de forma a melhorar a qualidade dos cuidados prestados em todo o arquipélago. A garantia foi dada pela secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, na sessão de abertura do IV Encontro Nacional de Centros de Formação Nacional, que decorreu esta sexta-feira em Angra do Heroísmo.
De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi sublinhou que “a realidade arquipelágica não deve ser vista como fator limitador à formação dos profissionais, mas sim como um fator decisivo na capacidade de inovar, transformar e até mesmo criar soluções arrojadas perante as dificuldades que surgem”.
A governante acrescentou que o investimento na qualificação dos profissionais tem sido acompanhado por um esforço de modernização tecnológica do sistema de saúde. Nesse sentido, referiu a aplicação de verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estimando-se que, até agosto de 2026, o investimento ultrapasse os 20 milhões de euros.
Anualmente, o Governo dos Açores, através da Direção Regional da Saúde, promove um plano de formação elaborado após auscultação das instituições do setor, procurando responder às necessidades de cada unidade.
A cerimónia, organizada pelo Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), serviu também para reconhecer o papel estruturante desta unidade no SRS. Segundo os dados avançados, só no primeiro semestre deste ano, o hospital atendeu cerca de 2.700 utentes provenientes de outras ilhas, com maior incidência de São Jorge e Graciosa.
Mónica Seidi felicitou ainda o Conselho de Administração do HSEIT pela atribuição de idoneidade formativa para três vagas no serviço de Pediatria, recordando que “já em 2024 o mesmo verificou-se com o serviço de Nefrologia”. A responsável concluiu assegurando que “estamos todos alinhados e com o mesmo empenho de fixar mais recursos humanos no hospital”.
© GRA | Foto: SRSSS | PE
