GOVERNO DOS AÇORES DISPONÍVEL PARA COLABORAR NA REABERTURA DA BASE DA RYANAIR EM PONTA DELGADA

O Governo Regional dos Açores manifestou esta sexta-feira a sua satisfação com o interesse da Ryanair em reabrir a sua base em Ponta Delgada, garantindo disponibilidade para colaborar no processo, que decorre a nível nacional.

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas acolheu “com muito agrado” as notícias divulgadas na quinta-feira sobre a intenção da Ryanair em retomar a operação da sua base em Ponta Delgada. Em nota de imprensa emitida esta sexta-feira, 19 de setembro, o executivo açoriano sublinha que esta posição da transportadora aérea “é um claro sinal da atratividade e do potencial dos Açores enquanto destino turístico e região onde é positivo investir”.

O Governo Regional destaca, contudo, que decisões desta natureza “são complexas e dependem de diferentes fatores”, recordando que os processos envolvem “diversos requisitos legais e a articulação entre várias entidades, incluindo o Governo da República, a Autoridade de Aviação Civil (ANAC) e a ANA Aeroportos”.

As declarações recentes do CEO da Ryanair, Michael O’Leary, reproduzidas pela comunicação social, são interpretadas pelo executivo açoriano como a confirmação da validade dos argumentos apresentados em 2023, quando o Governo dos Açores se manifestou contra o encerramento da base da companhia em Ponta Delgada.

Na mesma nota, o executivo regional sublinha ainda que estas declarações “reforçam a veracidade da informação que foi sendo divulgada” relativamente aos fatores que estiveram em discussão no processo negocial com a transportadora, no sentido de garantir a manutenção da operação nos Açores.

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas reafirma, assim, a disponibilidade do Governo dos Açores “para prestar a sua colaboração no desenvolvimento do processo”, à semelhança do que, assegura, tem acontecido até agora.

© GRA | PE