AÇORES ABREM PALÁCIOS HISTÓRICOS AO PÚBLICO NAS JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO

Este sábado, 20 de setembro, três palácios emblemáticos dos Açores vão estar abertos ao público com visitas orientadas, palestras e atividades especiais, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2025, anunciou a Presidência do Governo Regional em nota de imprensa.

A Presidência do Governo Regional dos Açores promove este sábado, 20 de setembro, um programa comemorativo das Jornadas Europeias do Património 2025, subordinadas ao tema “Património Arquitetónico. Janelas para o Passado. Portas para o Futuro”. A iniciativa inclui a abertura gratuita ao público de três palácios históricos: o Palácio da Conceição e o Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, e o Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo.

De acordo com a nota de imprensa divulgada esta sexta-feira, no Palácio da Conceição – sede oficial do Governo Regional desde 1976 – haverá visitas orientadas entre as 14h30 e as 17h30, abertas a grupos de até 20 pessoas, sem necessidade de inscrição prévia. No mesmo horário poderá ser visitado o Núcleo da Autonomia dos Açores, do Museu Carlos Machado, instalado no edifício. A programação inclui ainda, às 18h00, a palestra “Palácio da Conceição: de convento a sede do Governo Regional dos Açores”, pelo arquiteto André Franco, a realizar-se no antigo coro baixo do convento. A sessão terá lotação limitada a 40 lugares, atribuídos por ordem de chegada.

No Palácio de Sant’Ana, residência aristocrática oitocentista adquirida pela Região em 1978 e atual sede da Presidência do Governo Regional, as visitas orientadas decorrerão igualmente entre as 14h30 e as 17h30, para grupos de até 20 pessoas, sem inscrição. O jardim histórico, criado em 1850 sob a direção do escocês Peter Wallace, poderá ser visitado livremente entre as 10h00 e as 17h30.

Já no Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo – edifício setecentista que foi Capitania Geral, sede da Regência do Reino e Paço Real – as visitas orientadas estarão disponíveis entre as 10h00 e as 17h00, também para grupos de até 20 pessoas.

A Presidência do Governo Regional sublinha que as Jornadas Europeias do Património representam “uma oportunidade única para conhecer de perto três palácios que marcaram a história política e cultural dos Açores”, convidando a população a participar nesta celebração do património “como herança comum e porta aberta para o futuro”.

© GRA | PE