O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, recebeu esta quarta-feira, 17 de setembro, na Horta, o Vice-Conselheiro da Agricultura do Governo das Canárias, Eduardo Cabello, numa audiência inserida numa visita de trabalho que decorre até sábado. A informação foi divulgada esta quinta-feira, 18 de setembro de 2025, em nota de imprensa da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação.
De acordo com o comunicado, a deslocação da delegação canária tem caráter estratégico, permitindo conhecer de perto a realidade agrícola açoriana e estabelecer protocolos e intercâmbios de formação técnica em áreas como a fruticultura tropical e subtropical, a fitossanidade vegetal, a adaptação às novas doenças decorrentes das alterações climáticas e a criação de campos de experimentação para novas culturas alimentares.
“Esta é uma oportunidade para a Região Autónoma dos Açores impulsionar competitividade, inovação no setor agrícola e reforçar a cooperação entre Regiões Ultraperiféricas”, destacou António Ventura.
Durante a reunião, ficou também definido um entendimento conjunto para combater cortes na Política Agrícola Comum (PAC) e defender a manutenção do programa POSEI de forma individual, com reivindicação de aumento do orçamento, ao abrigo do artigo 349.º do Tratado da União Europeia.
Segundo o governante açoriano, é “decisivo aproximar o comércio agrícola entre as duas regiões, tendo em conta a complementaridade alimentar que cada uma pode proporcionar”. António Ventura acrescentou ainda que “a economia açoriana começa a explorar novas áreas, promovendo a sua capacidade regional e global, com confiança, antecipando novas oportunidades fundamentais e estratégicas”.
A visita da delegação das Canárias prolonga-se até sábado, com passagem pelas ilhas do Faial, Pico e São Miguel, num programa considerado “vasto e intensivo” nas várias vertentes do setor agrícola.
© GRA | PE
