FAIAL PASSA A CONTAR COM SERVIÇO DE SUPORTE IMEDIATO DE VIDA 24 HORAS POR DIA

O Serviço de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Faial vai passar a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, reforçando a capacidade de resposta na emergência médica pré-hospitalar na ilha. O anúncio foi feito esta quarta-feira, 17 de setembro, pelo Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, durante a cerimónia de entrega de uma nova ambulância à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial, segundo nota de imprensa da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática.

Para o governante, esta mudança representa “um passo histórico”, uma vez que até agora a viatura SIV operava apenas 16 horas por dia. “A partir de agora, estará disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, seguindo um modelo SIV AMBULÂNCIA, já testado com sucesso no Corpo de Bombeiros da Praia da Vitória”, sublinhou.

A operacionalização permanente da SIV no Faial implica um investimento global de cerca de 360 mil euros, dos quais 100 mil se destinam à nova ambulância e 260 mil ao reforço de duas tripulações dedicadas à emergência médica pré-hospitalar.

A viatura agora entregue integra um conjunto de nove ambulâncias adquiridas através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento global próximo de um milhão de euros, já totalmente distribuídas pelas associações de bombeiros da região.

“Os faialenses passam hoje a contar com mais uma ambulância, mais duas tripulações de EMPH e com a viatura SIV a operar 24 horas por dia, circunstância que evidencia de forma inequívoca a importância que atribuímos à capacidade de resposta dos nossos bombeiros”, destacou Alonso Miguel.

Na ocasião, o secretário regional agradeceu ainda a colaboração da Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social e do Hospital da Horta, “pelo reforço de recursos na enfermagem e pelo trabalho conjunto que se mostrou essencial para a concretização deste novo projeto no Faial”.

Alonso Miguel lembrou também que o investimento do Governo Regional na emergência médica pré-hospitalar “tem vindo a crescer de forma significativa”, passando de 4,9 milhões de euros em 2020 para 7,9 milhões em 2025 – um aumento de 61%. “Este reforço traduz o firme compromisso e a aposta clara do Governo Regional na resposta imediata à emergência e no apoio aos profissionais que nela operam”, concluiu, garantindo que a prioridade continuará a ser “o bem mais precioso, a vida humana”.

© GRA | Foto: SRAAC | PE