
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, recebeu esta terça-feira, 16 de setembro, em Angra do Heroísmo, o embaixador da Dinamarca em Portugal, Lars Steen Nielsen, no âmbito de uma visita oficial de uma delegação de embaixadores dos Estados-Membros da União Europeia. Durante o encontro, o governante açoriano destacou os desafios específicos da condição ultraperiférica e arquipelágica da Região. A informação foi divulgada em nota à imprensa pela Vice-Presidência do Governo Regional.
“De Santa Maria ao Corvo distam 600 quilómetros”, sublinhou Artur Lima, acrescentando que esta realidade implica uma multiplicação de infraestruturas, bem como maiores exigências em setores como a saúde, a educação e os transportes marítimos. Para o Vice-Presidente, “a Europa nem sempre percebe esta condição ultraperiférica”.
No mesmo encontro, o governante recordou que os Açores são “um dos maiores exemplos europeus na conservação da biodiversidade, também com a criação das Áreas Marinhas Protegidas”, mas lamentou que a União Europeia não valorize devidamente esse património, sobretudo “a dimensão geopolítica e geoestratégica” do arquipélago. “Os Açores não veem o benefício da sua posição”, frisou, defendendo que é crucial potenciar essa importância “num contexto de instabilidade internacional”.
Artur Lima transmitiu ainda a preocupação do Governo Regional relativamente ao novo Quadro Financeiro Plurianual da União Europeia, considerando que a proposta apresentada “desconsidera as Regiões Ultraperiféricas”. O Vice-Presidente sublinhou que “lideramos pelo exemplo na proteção do ambiente, na biodiversidade, nas energias renováveis”, mas insistiu na necessidade de apoios reforçados, sobretudo “nos setores dos transportes aéreos e marítimos”.
“O arquipélago açoriano representa custos acrescidos, no preço de bens, por exemplo, e tenho procurado sensibilizar as instituições europeias para estas matérias”, explicou, acrescentando que “são os Açores e a Madeira que dão verdadeira dimensão ao país”, embora Portugal, na sua opinião, “não preze essa dimensão atlântica”.
A visita oficial da delegação de embaixadores da União Europeia acreditados em Portugal iniciou-se na segunda-feira, em São Miguel, prosseguindo hoje em Angra do Heroísmo. Paralelamente à audiência com o embaixador da Dinamarca, decorreu uma apresentação sobre a Política de Coesão da União Europeia nos Açores, proferida pelo Diretor Regional do Planeamento e Fundos Estruturais, Nuno Melo Alves.
© GRA | Foto: VPGR | PE
