ACESSO À FERRARIA MANTÉM-SE CONDICIONADO APÓS DERROCADA

O acesso rodoviário à Ferraria, em São Miguel, continua interdito devido à falta de condições de segurança após a derrocada ocorrida na segunda-feira. A informação foi confirmada esta terça-feira, 16 de setembro, pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, em nota à imprensa.

Durante a manhã, uma equipa técnica da Direção Regional das Obras Públicas e do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) deslocou-se ao local para avaliar a situação. Segundo a mesma nota, a análise preliminar permitiu concluir que “toda a zona é instável e perigosa, não existindo, de momento, condições de segurança para a circulação de pessoas e viaturas”.

A derrocada consistiu num deslizamento de terras no pé do talude, que projetou blocos rochosos de grandes dimensões e terra para a via, obstruindo-a. O deslizamento ocorreu numa área não abrangida pela intervenção de estabilização realizada entre 2019 e 2020.

Entretanto, a Direção Regional das Obras Públicas mobilizou um camião, uma retroescavadora e uma máquina giratória para proceder à desobstrução da via. A operação, concluída ao início da tarde, permitiu retirar os automóveis que se encontravam retidos no parque de estacionamento.

De acordo com a Secretaria Regional, não há registo de danos pessoais ou materiais. Todas as pessoas presentes na zona balnear foram apoiadas e transportadas para os respetivos alojamentos, através de uma operação conjunta do Governo Regional, da Câmara Municipal de Ponta Delgada e da Junta de Freguesia dos Ginetes. A funcionária das Termas da Ferraria também prestou auxílio, fornecendo apoio logístico e bens alimentares.

O Governo dos Açores apela agora à compreensão e colaboração da população, pedindo que sejam respeitadas as limitações impostas à circulação rodoviária “que visam única e exclusivamente salvaguardar a segurança da população e dos visitantes”.

Enquanto isso, aguarda-se a emissão do relatório técnico do LREC, que irá determinar os próximos passos para a proteção e consolidação dos taludes da via.

© GRA | Foto: SRTMI | PE