
O músico açoriano Rafael Carvalho acaba de disponibilizar o seu mais recente trabalho discográfico, “A Teia da Viola”, nas plataformas digitais. O álbum, que assinala 30 anos do início da sua aprendizagem na Viola da Terra, foi apresentado a 11 de julho na Ribeira Quente, freguesia natal do artista. A informação foi divulgada esta segunda-feira, 15 de setembro, em nota de imprensa da Associação de Juventude Viola da Terra.
Segundo o comunicado, “A Teia da Viola” reúne dez temas originais para Viola da Terra e reflete “uma viagem e visão pessoal pelos sons da Viola de dois corações”, resultado de três décadas de colaborações, aprendizagens e vivências nos Açores.
Rafael Carvalho, professor e compositor, soma já mais de 40 originais editados para o instrumento tradicional açoriano. O músico recorda ter iniciado a sua aprendizagem em 1995 com o Mestre Carlos Quental, e desde então tem desenvolvido uma carreira marcada tanto pela criação artística como pelo ensino e divulgação da Viola da Terra.
Na nota de imprensa, é também destacado o contributo do artista na estruturação do curso curricular do instrumento no Conservatório Regional de Ponta Delgada, depois da experiência inicial na Escola de Violas da Ribeira Quente. Além da discografia a solo, Carvalho publicou ainda, em edição de autor, a trilogia “Método para Viola da Terra”, material pedagógico de referência utilizado em Portugal e em comunidades açorianas no estrangeiro.
Com “A Teia da Viola”, o músico acrescenta um novo capítulo ao percurso iniciado com os álbuns “Origens”, “Paralelo 38”, “Relheiras”, “9 Ilhas 2 Corações”, “Um Natal à Viola”, “Cordas do Mundo”, “10 Anos de Origens”, “Viola Micaelense – Ecos dos Mestres” e “Ao Toque do Polegar”.
Para além da atividade discográfica, Rafael Carvalho mantém ativo o canal youtube.com/@carvalhorafa1980, onde já publicou mais de 1700 vídeos, entre conteúdos pedagógicos, registos de eventos e videoclipes oficiais, que têm servido de apoio a muitos iniciantes da Viola da Terra.
Apesar da intensa agenda de ensino e produção cultural, o músico assume a intenção de regressar em 2026 com um novo álbum, prometendo “mais originais e colaborações inéditas”.
© AVT | Imagem: AVT | PE
