AUTÁRQUICAS 2025: CANDIDATAS DA COLIGAÇÃO PSD/CDS-PP DEFENDEM GESTÃO RESPONSÁVEL DE RESÍDUOS NA TERCEIRA

As candidatas da coligação PSD/CDS-PP às Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, Luísa Barcelos e Vânia Ferreira, defenderam que a gestão, o tratamento e a valorização energética de resíduos na ilha Terceira “sejam feitos de forma esclarecida e responsável, a bem da nossa sustentabilidade ambiental”. A posição foi expressa na sequência de uma reunião com a TERAMB – Empresa Municipal de Gestão e Valorização Ambiental da Ilha Terceira, segundo nota de imprensa divulgada esta sexta-feira pelo Gabinete de Imprensa do PSD/Açores.

As candidatas sublinharam a importância de um “trabalho articulado entre os municípios e em defesa da ilha”, destacando o papel da TERAMB, que “desenvolve funções em praticamente toda a Região”, pelo que, afirmaram, “devem ser equacionadas formas de responsabilizar as várias entidades suas beneficiárias”.

Luísa Barcelos e Vânia Ferreira apontaram ainda a necessidade de reforçar as medidas de sensibilização da comunidade, face à estagnação da reciclagem por parte dos munícipes da Terceira. “A TERAMB é um exemplo do trabalho de cooperação que deve existir entre os municípios da Terceira, unidos numa visão conjunta da ilha para setores-chave essenciais à sua gestão”, defenderam, valorizando o tratamento de resíduos, a valorização energética e os projetos de mineração e biocompostagem.

No mesmo documento, as candidatas alertaram para a importância de uma coordenação estratégica entre a incineradora da Terceira e a nova unidade em funcionamento noutra ilha, de modo a garantir “complementaridade e redundância”.

Por fim, reforçaram que “é estratégico para a ilha Terceira, do ponto de vista da sustentabilidade ambiental, económica e social, todo o trabalho da TERAMB”, destacando a sua relevância para o cumprimento das metas europeias de reciclagem e valorização de resíduos, bem como para a criação de empregos especializados.

© PSD/A | Foto: PSD/A | PE