
O candidato do PSD/Açores à presidência da Câmara Municipal da Lagoa, Rúben Cabral, garantiu no sábado, 6 de setembro, que se apresenta “a mandatos completos para servir a Lagoa”, defendendo “um novo modelo de desenvolvimento” para o concelho. A apresentação oficial da candidatura decorreu nos claustros do Convento dos Franciscanos, em Santa Cruz, perante uma plateia cheia. A informação foi divulgada este domingo em nota de imprensa do PSD/Açores.
“Este momento marca o início de um novo ciclo, então automática e simultaneamente marca o fim de outro ciclo”, declarou Cabral, acrescentando tratar-se da hora de apresentar “um partido renovado, plural e assente nos pilares da social-democracia”.
O social-democrata sublinhou que o seu programa não assenta numa “check list de obras e medidas avulsas”, mas antes num projeto coeso com 13 eixos prioritários. Entre estes, destacou seis áreas: História, Identidade e Cultura; Saúde, Segurança e Proteção Civil; Habitação; Valorização da Orla Costeira; Mobilidade Urbana; e Economia Local.
Natural de Santa Cruz, Rúben Cabral lamentou que a primeira fábrica da Cerâmica Vieira, com mais de 150 anos, esteja à venda, classificando como “urgente” rever os contratos-programa com as coletividades locais. O candidato defendeu ainda que a Lagoa deve ter “a sua própria corporação de bombeiros e respetivas instalações”, rejeitando a ideia de que o concelho seja “uma sucursal dos outros municípios”.
Sobre habitação, comprometeu-se com “acesso igualitário à habitação condigna”, assumindo o PSD como “um partido interclassista que rejeita a exclusão social e promove a inclusão social”. Quanto à orla costeira, defendeu a valorização do território “desde a Rocha Quebrada à Caloura”, alertando contra projetos “discordantes do Plano Diretor Municipal”.
No que toca à mobilidade, criticou custos atuais com estacionamento e defendeu a criação de uma rede municipal de transportes públicos. Para a economia, prometeu “crescimento de dentro para fora”, com maior atratividade turística, revisão da política fiscal e reforço da retenção de riqueza local.
Na sessão, Cabral apresentou ainda a sua equipa para o executivo camarário, que inclui Carmen Ventura como candidata a vice-presidente, entre outros nomes.
O presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, marcou presença e elogiou o candidato e a sua lista, considerando-os “os melhores para servirem o futuro do município”. Bolieiro criticou os “mais de 35 anos de continuidade morna” do PS na Lagoa e apelou à mudança: “Não há uma mudança no escuro, no incerto. É uma mudança na confiança e na esperança”.
O líder social-democrata açoriano descreveu Rúben Cabral como “um homem corajoso na política, na democracia e nos desafios”, sublinhando a sua ligação à história e identidade do concelho.
As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.
© PSD/A | Foto: PSD/A | PE
