ANTÓNIO SOARES APRESENTA BALANÇO DE OITO ANOS E PROMETE BAIXAR IMI NO NORDESTE

O candidato do PSD/Açores à presidência da Câmara Municipal do Nordeste, António Soares, destacou na sexta-feira, 5 de setembro, “as provas do trabalho” realizado ao longo dos últimos oito anos de mandato, assumindo o compromisso de prosseguir o desenvolvimento do concelho e, a médio prazo, reduzir a taxa de IMI para a taxa mínima. A informação consta de uma nota de imprensa divulgada sábado, 6 de setembro, pelo PSD/Açores.

Na sessão de apresentação das listas aos órgãos autárquicos, que encheu o Centro Municipal de Atividades Culturais do Nordeste, António Soares elencou os investimentos efetuados, desde o apoio às instituições locais até ao reforço das infraestruturas e dinamização da economia. “O nosso trabalho está à vista: infraestruturas, economia, apoio às instituições locais, às famílias, aos jovens, que são o futuro, e aos nossos idosos, que tanto respeito, pelo que já deram à comunidade, merecendo todo o nosso reconhecimento”, afirmou.

Entre as prioridades destacou a habitação, garantindo ter assegurado “cerca de cinco milhões de euros de financiamento através do IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana) para construção, requalificação e aquisição de casas para famílias que mais precisam”. Apesar do “excesso de endividamento” herdado, sublinhou que não deixou de “aproveitar oportunidades”, provando que “com dedicação e trabalho sério, tudo se consegue”.

O autarca social-democrata disse esperar que dentro de dois anos o concelho esteja “fora do excesso de endividamento”, o que permitirá “baixar a taxa de IMI, aplicando a taxa mínima, e reforçar o quadro de trabalhadores municipais”.

Na área da saúde e do apoio social, destacou a reabilitação e apetrechamento do Centro de Saúde, a construção da creche da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste e as 15 novas habitações na Achadinha. Entre as obras já concretizadas apontou ainda a ampliação do Parque Industrial, a requalificação dos miradouros da Pedreira e de Santo António de Nordestinho, a construção da capela funerária na vila, o novo mercado municipal, polidesportivos em várias freguesias e reforços no abastecimento de água.

“Esta é uma obra feita, visível e útil para todos. Mas não ficamos por aqui. O nosso projeto não é de contemplação. É de futuro”, garantiu, anunciando projetos como a construção de um novo quartel para os Bombeiros Voluntários do Nordeste, um pavilhão multiusos na vila e a revisão dos regulamentos municipais de apoio social.

António Soares apresentou também os candidatos às juntas de freguesia e destacou o envolvimento de “250 homens e mulheres dos mais variados setores da nossa sociedade” nas listas autárquicas, pessoas que, disse, partilham “o mesmo amor pela terra e a mesma vontade de fazer mais e melhor”.

Na sessão, o presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, elogiou o percurso de António Soares, sublinhando que “o concelho do Nordeste passou da desorientação para um período de orientação com o PSD, constituindo hoje uma referência para as autarquias dos Açores e do País”.

Recordando o “legado pesado” deixado pelo antecessor socialista, Bolieiro considerou que o atual candidato “recuperou o desleixo e o atraso” e que as suas obras foram “além do betão”, traduzindo-se numa “proximidade com as pessoas, famílias, empresários e instituições”.

O líder social-democrata salientou ainda que, em várias freguesias do concelho, “não há oposição”, facto que atribuiu não à falta de democracia, mas “à qualidade e capacidade dos autarcas do PSD em lidar com o povo”.

“Como líder do PSD, estou orgulhoso, firme e confiante nos eleitores do Nordeste pela avaliação, com sinceridade e honestidade, do que se fez com os meios que se teve”, concluiu José Manuel Bolieiro.

As eleições autárquicas realizam-se a 12 de outubro.

© PSD/A | Foto: PSD/A | PE