GOVERNO REGIONAL LANÇA INCENTIVOS PARA ATRAIR NOVAS ROTAS AÉREAS NAS LAJES

O Governo Regional dos Açores aprovou a criação de um Programa de Incentivos à Captação de Novas Rotas Aéreas para a Aerogare Civil das Lajes, com o objetivo de reforçar a conectividade da ilha Terceira e garantir condições equivalentes às existentes noutros aeroportos da Região. A medida foi anunciada através de uma nota de imprensa divulgada sexta-feira pela Vice-Presidência do Governo Regional.

De acordo com a mesma, os incentivos aplicam-se a novas rotas regulares de transporte aéreo comercial na Aerogare Civil das Lajes, abrangendo determinadas tipologias de voos. O modelo prevê uma aplicação faseada de isenções ou reduções percentuais das taxas de serviço a passageiros: 100% no primeiro ano de operação, 75% no segundo ano e 50% no terceiro.

O Vice-Presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, sublinhou que “é essencial que a Aerogare Civil das Lajes possa beneficiar destes incentivos”. O governante acrescentou ainda que a medida representa “da mais elementar justiça, porque cria condições idênticas às aplicáveis a outros aeroportos dos Açores”.

Segundo a mesma nota de imprensa, a iniciativa pretende não só estimular a procura turística e a atividade económica a nível local e regional, mas também reforçar a competitividade no arquipélago. “Queremos estimular a procura turística e a atividade económica a nível local e regional. A expectativa é a de que se verifiquem ganhos de competitividade não só na ilha Terceira, mas em toda a Região”, afirmou Artur Lima.

O Vice-Presidente destacou ainda que este programa procura consolidar a coesão económica e territorial do arquipélago: “É justamente através deste tipo de medidas que se assegura a materialização da coesão económica e territorial no arquipélago”, referiu.

O Programa de Incentivos à Captação de Novas Rotas Aéreas para a Aerogare Civil das Lajes integra a estratégia do Governo Regional dos Açores de promoção das acessibilidades aéreas e de atração de investimento para a Região.

© GRA | Foto: VPGRA | PE