
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, destacou sexta-feira, na cerimónia do 50.º aniversário da Associação Agrícola de São Miguel, a “relevância” histórica e o papel “determinante” da instituição no desenvolvimento do setor agrícola açoriano. O evento, que reuniu diversas entidades regionais e nacionais, ficou marcado por várias homenagens a fundadores, dirigentes e personalidades ligadas à agricultura.
De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Presidência do Governo Regional, José Manuel Bolieiro sublinhou a importância da Associação ao longo de meio século de atividade, lembrando “cinquenta anos de dedicação e de resiliência em defesa da agricultura e dos agricultores de São Miguel”. O governante elogiou ainda a visão dos fundadores, o empenho dos dirigentes e o trabalho dos associados, destacando que “o prestígio da Associação Agrícola de São Miguel resulta da missão de quem a fundou, mas também da liderança e do trabalho consistente que hoje a projetam a nível regional e nacional”.
Perante a presença do Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, o Presidente do Governo dos Açores voltou a defender políticas nacionais que considerem a especificidade das Regiões Ultraperiféricas e o contributo açoriano para a segurança alimentar. Bolieiro frisou ainda os desafios atuais do setor, como a sustentabilidade ambiental, a inovação tecnológica e o aumento da produção alimentar, assegurando o “empenho contínuo na defesa dos agricultores açorianos”.
No âmbito das comemorações, foram homenageados os sete sócios fundadores que, desde 1975, mantêm vínculo ininterrupto à Associação: António Manuel Cabral da Ponte, Armando Botelho Henrique, Armando Soares Cordeiro Jr., Gilberto Jacinto dos Santos, João do Rego Pavão, José Tavares Casaca e Maximino Sousa Galvão. Foram também atribuídas distinções de Mérito Empresarial e Profissional, a título póstumo, a seis personalidades ligadas ao setor, enquanto o Prémio Carreira distinguiu Luís Nuno Ponte Neto de Viveiros.
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) recebeu uma homenagem institucional, e foram lembrados antigos Presidentes da Direção da Associação, bem como antigos Presidentes do Governo Regional. Num gesto simbólico, a própria Associação Agrícola de São Miguel homenageou o atual Presidente do Executivo açoriano, reconhecendo “a colaboração próxima, a visão estratégica e o compromisso com o fortalecimento da agricultura açoriana”.
A cerimónia contou ainda com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, do Presidente da Direção da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita, do Presidente da CAP, Álvaro Mendonça e Moura, do Presidente da Assembleia Geral da Associação, Eugénio Câmara, e dos vogais da Direção Jorge Sousa e Valter Melo.
© GRA | Foto: JF | PE
