IL PROPÕE GABINETE DE APOIO TÉCNICO ÀS JUNTAS DE FREGUESIA DE PONTA DELGADA

A candidata da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal de Ponta Delgada, Alexandra Cunha, defendeu a criação de um gabinete camarário para apoiar administrativamente e tecnicamente as juntas de freguesia do concelho, de modo a “reforçar a cooperação” e garantir uma “estrutura de proximidade”. A proposta foi avançada esta sexta-feira, 5 de setembro, em nota de imprensa da IL/Açores.

A cabeça de lista liberal reuniu-se com a Junta de Freguesia do Livramento, onde voltou a identificar “problemas sérios ao nível da carência habitacional”, lamentando que a freguesia “não tenha sido contemplada nas candidaturas no âmbito do PRR-Habitação”. Reconheceu ainda a existência de questões ligadas à toxicodependência e ao tráfico de droga, embora, segundo a própria, estas se encontrem “menos visíveis e mais atenuadas”.

No encontro, Alexandra Cunha abordou também os investimentos públicos previstos para a freguesia, sublinhando que a construção do futuro Centro de Saúde Livramento/S. Roque “resulta da aprovação de uma proposta da Iniciativa Liberal, no Parlamento Regional, em 2021”.

A candidatura Ponta Delgada Primeiro foi igualmente informada de que o Solar da Glória, encerrado há vários anos, “vai finalmente sofrer obras de requalificação para ser um Lar de Idosos, com cerca de 20/21 camas”.

Segundo a nota de imprensa, as dificuldades enfrentadas pelas juntas em matéria de recursos humanos e na elaboração de candidaturas a financiamentos justificam a criação de um gabinete de apoio. “Propomos (…) a criação de um gabinete camarário dedicado a prestar apoio administrativo e técnico às juntas de freguesia, não apenas na gestão dos contratos inter-administrativos, como já acontece atualmente, mas também no acompanhamento de projetos, candidaturas a financiamentos e outros processos que exigem conhecimentos específicos”, afirmou a candidata liberal.

Alexandra Cunha acrescentou que “muitas vezes, as juntas de freguesia não dispõem de recursos humanos suficientes, ou com a formação necessária, para dar resposta a estas exigências”, frisando que a Iniciativa Liberal “não critica só por criticar. Identifica problemas e apresenta soluções”.

Para a candidata, este gabinete seria “uma estrutura de proximidade, que reforça a cooperação, valoriza o trabalho das juntas e garante que todas as freguesias do concelho têm iguais condições para desenvolver projetos em benefício das suas populações”, ao mesmo tempo que permitiria ganhos de eficiência através da reorganização dos recursos humanos da Câmara Municipal.

© IL/A | Foto: IL/A | PE