ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA PRAIA DA VITÓRIA APROVA NOVAS MEDIDAS PARA TÁXIS E GESTÃO DE RESÍDUOS

A Câmara Municipal da Praia da Vitória aprovou esta sexta-feira, dia 5 de setembro, um conjunto de medidas estratégicas para o concelho e para a ilha Terceira, que incluem o aumento das licenças de táxis, a implementação do regime livre de praças e o reforço do sistema de gestão de resíduos, anunciou o Gabinete de Comunicação do município em nota de imprensa.

A aprovação decorreu em Assembleia Municipal, realizada na Academia de Juventude e das Artes da Ilha Terceira, e integra alterações ao Regulamento do Exercício da Atividade de Transporte Público de Aluguer em Veículos Automóveis Ligeiros de Passageiros. Segundo a Presidente da Câmara, Vânia Ferreira, “as principais alterações introduzidas centram-se na criação de novas praças de táxis, no reforço da oferta de lugares livres para estacionamento e paragem de viaturas afetas a este género de prestação de serviço, indo ao encontro das necessidades atuais de mobilidade da população”.

A autarca acrescentou que “deixam de existir praças condicionadas, contribuindo para uma melhor cobertura local do serviço de táxis, nomeadamente no aeroporto das Lajes, um problema que persiste há muito tempo e que tem de ser solucionado. O objetivo é garantir uma mobilidade urbana mais eficiente e sustentável”. As medidas serão implementadas após publicação em Diário da República.

No domínio da gestão de resíduos, o município irá reforçar ecopontos, contentores, oleões e viaturas de recolha, além de implementar o sistema RecySmart. Sobre o Plano de Ação de Resíduos Urbanos (PARU), Vânia Ferreira referiu que “o maior desafio reside na gestão sustentada, sustentável e integrada de resíduos e de recursos hídricos. Naturalmente, teremos, de forma concertada, de adequar a nossa realidade às necessidades de cada uma das freguesias e Vila do Concelho. Não podemos descurar destas áreas, e por este motivo o foco na concretização deste Plano, que engloba toda a Ilha, resultante de uma parceria com a Teramb e a Autarquia de Angra do Heroísmo”.

Entre as medidas previstas estão também a aquisição de novos ecopontos, a criação de espaços preparados para a deposição de resíduos e a melhoria dos equipamentos existentes, no âmbito da candidatura municipal “Praia Mais Circular”, submetida ao P2030, conclui a nota de imprensa do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE