O Governo Regional dos Açores determinou a concessão de tolerância de ponto, na tarde de 29 de setembro de 2025, aos trabalhadores da Administração Pública Regional com serviços sediados no concelho de Angra do Heroísmo, por ocasião da tradicional festa da “Segunda-feira de São Carlos”.
O Executivo açoriano formalizou esta quarta-feira, em Jornal Oficial, a decisão de conceder tolerância de ponto no próximo dia 29 de setembro, data em que se assinala a “Segunda-feira de São Carlos”, no concelho de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.
De acordo com o despacho assinado pelo presidente do Governo Regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM, José Manuel Bolieiro, a medida aplica-se aos trabalhadores da Administração Pública Regional cujos serviços estejam sediados no concelho, “à semelhança de anos anteriores”.
A iniciativa enquadra-se no reconhecimento da importância cultural e religiosa da festa, que marca o encerramento das celebrações promovidas pelo Império do Espírito Santo de São Carlos, na freguesia de São Pedro. Segundo o despacho, trata-se de um evento que “beneficia de uma forte adesão e participação por parte dos residentes na ilha Terceira”.
O documento salvaguarda, no entanto, que ficam excluídos da dispensa os serviços e organismos que, “por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento”. Nestes casos, cabe ao dirigente máximo assegurar a posterior compensação da dispensa, em data a definir.
As Festas de São Carlos, na freguesia de São Pedro, no concelho de Angra do Heroísmo, constitui um dos momentos mais emblemáticos do calendário festivo da Terceira, reforçando, de acordo com o despacho, a valorização das tradições culturais próprias de cada uma das ilhas do arquipélago.
© PE
