
A candidata da coligação PSD/CDS-PP à presidência da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Luísa Barcelos, anunciou a intenção de criar um Conselho Municipal Sénior, reunindo representantes da população idosa de todas as freguesias do concelho e entidades ligadas à área social. O objetivo, segundo explicou, é “dar voz aos nossos cidadãos maiores”. A proposta foi divulgada quarta-feira, em nota de imprensa do PSD/Açores.
Durante uma visita ao Recolhimento de São Gonçalo, Barcelos destacou a importância de incluir a população sénior na definição de políticas locais: “Vamos assim poder estabelecer um plano de atividades municipal em que os nossos idosos sejam atores ativos do que a autarquia desenvolva para eles, isto considerando a crescente população idosa em Angra do Heroísmo, os projetos já em curso, assim como as diversas necessidades e expetativas”.
A candidata defendeu ainda que a Câmara deve “promover um espaço de diálogo e de respeito para com a vontade daquela população, nomeadamente na definição de medidas que garantam a dignidade, a segurança e a sua qualidade de vida”.
Entre as propostas avançadas, Luísa Barcelos referiu o apoio a projetos de envelhecimento ativo e saudável, a melhoria da mobilidade e acessibilidade nos espaços municipais, a formação e capacitação de cuidadores e familiares, bem como a criação de Academias Sénior, que “possam estimular a formação ao longo da vida”.
Para a candidata, valorizar o papel da população idosa é essencial: “O futuro só acontece, com respeito pelo passado e por quem tanto já deu à nossa terra”. Barcelos afirmou ainda que tem procurado momentos de encontro e convívio com os mais velhos do concelho, sublinhando que “é com um trabalho de escuta ativa que se recolhem contributos e se cria um projeto eleitoral de forma construtiva, no qual todos são agentes de mudança e de ação”.
© PSD/A | Foto: PSD/A | PE
