
O Governo Regional dos Açores vai conceder tolerância de ponto aos trabalhadores da administração pública regional da ilha Terceira no próximo dia 15 de setembro, data em que se assinala a tradicional “Segunda-feira da Serreta”. A decisão consta de um despacho publicado esta quarta-feira no Jornal Oficial.
De acordo com o documento, assinado pelo presidente do executivo, José Manuel Bolieiro (PSD/CDS-PP/PPM), a medida é atribuída “à semelhança de anos anteriores” e abrange os funcionários cujos serviços estejam sediados na ilha Terceira.
O despacho ressalva, contudo, que ficam de fora “os trabalhadores dos serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento naquele período, em termos a definir pelo membro do Governo Regional competente”. Nestes casos, os dirigentes devem assegurar “a equivalente dispensa do dever de assiduidade dos respetivos trabalhadores, em dia a fixar oportunamente”.
Na justificação, o executivo açoriano sublinha que a “Segunda-feira da Serreta”, no concelho de Angra do Heroísmo, “se reveste de particular importância para a comunidade local, no âmbito da respetiva identidade cultural e em honra de Nossa Senhora dos Milagres”. O Governo destaca ainda a “forte adesão e participação por parte dos residentes na ilha Terceira” nas celebrações.
As festividades realizam-se todos os anos no segundo fim de semana de setembro, atraindo milhares de peregrinos ao Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, naquela que é considerada a maior peregrinação da ilha.
© PE
