DEPUTADO AÇORIANO ANTÓNIO LIMA ENTRE OS SUBSCRITORES DE APELO INTERNACIONAL EM DEFESA DA MISSÃO HUMANITÁRIA PARA GAZA

O deputado açoriano António Lima, do Bloco de Esquerda, é um dos signatários do apelo internacional que pede aos governos a proteção da missão humanitária Global Sumud Flotilla, cujo objetivo é levar ajuda humanitária a Gaza. A informação foi divulgada esta quarta-feira, em comunicado de imprensa do Bloco de Esquerda dos Açores (BE/Açores).

De acordo com o documento, a iniciativa conta já com mais de 160 assinaturas de representantes eleitos de vários países da Europa e da América do Sul, incluindo eurodeputados, deputados e autarcas portugueses. Entre os subscritores estão também a coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua — que participa diretamente na missão —, o ex-líder do PS, Pedro Nuno Santos, e os atuais dirigentes do Livre e do PAN, Rui Tavares e Inês Sousa Real.

A flotilha, que reúne delegados de mais de 40 países em dezenas de embarcações, espera chegar a Gaza dentro de duas semanas. No apelo, os subscritores pedem a abertura imediata de um corredor humanitário seguro e permanente para a Faixa de Gaza, sublinhando tratar-se de “um imperativo moral, legal e humanitário”.

O comunicado cita ainda passagens do texto assinado, que reforça a legalidade da missão: “A iniciativa ‘Global Sumud Flotilla’ é legal e, por isso, não pode ser atacada ou bloqueada”. Entre as exigências, destaca-se também o fim da utilização da fome como arma de guerra, em violação do artigo 54 dos protocolos adicionais à Convenção de Genebra, bem como o respeito pelo direito do povo palestiniano de viver em paz e liberdade no seu território.

No fecho do apelo, os signatários sublinham: “Reafirmamos o nosso compromisso coletivo com a paz, dignidade humana e direito internacional. A história irá julgar-nos não pelas nossas palavras, mas pelas nossas ações na proteção da vida humana nos seus momentos de vulnerabilidade”.

© BE/A | Foto: Global Sumud Flotilla | PE