
O Município de Vila do Porto anunciou que irá promover, no próximo dia 19 de setembro, um concerto de guitarra portuguesa com a reconhecida guitarrista Luísa Amaro, acompanhada por Gonçalo Lopes no clarinete. O espetáculo terá lugar nos Claustros da Câmara Municipal, a partir das 21h30, e insere-se nas comemorações do centenário do nascimento de Carlos Paredes. A informação foi divulgada em nota de imprensa da autarquia, datada de 1 de setembro.
Considerada a primeira mulher guitarrista profissional de guitarra portuguesa, Luísa Amaro é também a primeira a compor para este instrumento e a apresentar-se como concertista, tendo desenvolvido uma abordagem inovadora ao longo da sua carreira. Em 1984 iniciou a colaboração com o mestre Carlos Paredes (1925-2004), acompanhando-o em centenas de concertos em Portugal e no estrangeiro. Desde 1996 apresenta-se como solista, contando já com cinco discos editados.
O concerto contará igualmente com a participação de Gonçalo Lopes, músico nascido em 1970, que concluiu o 8.º grau de clarinete na Academia de Amadores de Música em 2002 e tem uma vasta experiência em diferentes géneros musicais, do jazz à música medieval. Atua regularmente com Luísa Amaro desde 2006, colaborando em concertos dentro e fora de Portugal, bem como em vários dos seus registos discográficos.
De acordo com a nota de imprensa da Câmara Municipal de Vila do Porto, este espetáculo pretende não só homenagear Carlos Paredes, figura maior da música portuguesa, como também oferecer à população e visitantes uma oportunidade de contacto com a riqueza da guitarra portuguesa num ambiente intimista.
© MVP | Imagem: MVP | PE
