BANCO MUNDIAL ELOGIA PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DOS AÇORES EM VISITA OFICIAL

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu terça-feira, no Palácio de Sant’Ana, uma missão de administradores do Banco Mundial, que destacou as iniciativas da Região na transição energética e na economia azul.

O Governo Regional dos Açores recebeu, no dia 2 de setembro, uma delegação do Banco Mundial que se encontra em visita oficial ao arquipélago. Segundo nota de imprensa divulgada pela Presidência do Governo Regional, o encontro decorreu no Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, e contou com a presença do Presidente do Executivo, José Manuel Bolieiro, do Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, e da Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.

A deslocação dos responsáveis do Banco Mundial prolongou-se por dois dias na ilha de São Miguel e teve como foco a transição energética e a utilização sustentável dos recursos marinhos, com vista à promoção do crescimento nas zonas costeiras.

Durante a reunião, José Manuel Bolieiro sublinhou a “relevância” da cooperação internacional, reforçando o compromisso do Governo Regional com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Os Açores têm como compromisso governativo o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com a consciência da sua importância para o desenvolvimento económico e social da Região”, afirmou o Presidente do Governo.

Bolieiro acrescentou ainda que o trabalho desenvolvido na área da sustentabilidade contribui também para a projeção externa dos Açores. “Cumprimos estes objetivos não apenas em benefício dos Açores, mas também para reforçar o prestígio da Região no contexto dos grandes desafios globais que o planeta enfrenta”, declarou.

Da parte da instituição financeira internacional, os administradores Miguel Coelho e Zarau Kibwe reconheceram o valor das iniciativas açorianas e manifestaram disponibilidade para partilhar conhecimento e experiências. Ambos destacaram que a troca de boas práticas constitui um instrumento essencial para o reforço da cooperação entre diferentes regiões do mundo.

© GRA | Foto: JF | PE